Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A OAB realiza nesta terça-feira, 11 de março, a II Jornada Jurídica da Mulher Tocantinense. Já foram confirmadas 288 inscrições para o evento que acontece no auditório da sede da OAB/TO em Palmas. Haverá emissão de certificado equivalente a 8 horas/aula. 

A Jornada Jurídica da Mulher já entrou no calendário oficial de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins. A jornada, instituída pela atual gestão do presidente Epitácio Brandão, é uma forma de homenagear as advogadas tocantinenses pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, último sábado. 

São esperadas na II Jornada Jurídica da Mulher Tocantinense mais de 300 juristas e estudantes de direito. Às 8h da manhã será oferecido às participantes um café da manhã, na ocasião as inscritas também deverão fazer o credenciamento. Em seguida, às 9h, haverá a abertura oficial do evento. Às 9h30 da manhã a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Fernanda Marinela, abre o ciclo de palestras com o tema "A conquista das mulheres no Século XX - desafios e debates" com mediação da advogada Ester Nogueira.

Às 10h30 começa a segunda palestra. A professora mestre em direito da Faculdade Católica do Tocantins, Emanuelle Araújo Correia, abordará "Os aspectos relevantes do empoderamento feminino". A mediadora será a advogada Kellen Cristian do Vale.

"A Mulher advogada e as perspectivas profissionais e políticas na OAB" será o tema da última palestra da manhã proferida pela Doutora em Direito Processual Civil, Estefânia Viveiros, com mediação da advogada Dinalva Bezerra Costa.

A programação será retomada após o almoço às 14h30, quando será a vez da professora Soraia Rosa Mendes, Doutora em Direito, Estado e Constituição, palestrará sobre o tema "Criminologia Feminista: novos paradigmas". A palestra será mediada pela advogada Maria do Carmo Cota.

Quem encerra o ciclo de palestras da Jornada é a Procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, com o tema "Um meio para libertar a mulher da violência doméstica" com mediação da advogada Heloísa Maria Teodoro Cunha.

Às 17h, antes do encerramento do evento, haverá um coquetel e sorteio de prêmios às participantes. A inscrição para participação no evento ainda pode ser feita no site da OAB Tocantins. (www.oabto.org.br)