Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palmas recebeu neste último final de semana o I Simpósio de Desporto Escolar, Voltado à Educação – Simdeduc. O evento visou a capacitação e formação continuada dos profissionais de educação física, acadêmicos e simpatizantes do desporto escolar. A programação contou com conferências, palestras e debates com presença de profissionais de renome nacional que discutiram sobre esporte e inclusão social, paradesporto, esporte e alto rendimento, dentre outros.  Ao todo foram mais de quinhentos participantes inscritos.

Luciano Lucas, presidente do Sindicato dos profissionais de Educação Física do Tocantins - SINPEF-TO, uma das entidades organizadoras do evento, destacou que é necessário investir em capacitação e valorização dos profissionais de educação física, principalmente diante dos eventos esportivos que o Brasil sediará. “A cada dois dólares investidos em esporte, são economizados cinco em Segurança Pública. A Copa do Mundo e as Olímpiadas serão no Brasil e nós precisamos preparar o desenvolvimento do desporto educacional”, disse.

Com o tema: Liderança e motivação para os profissionais na área de educação, o Professor Alan Barbiero proferiu a conferência de abertura do evento. Segundo ele, os profissionais da educação física desempenham um papel imensurável para melhorar a saúde e o bem estar das pessoas. “Vocês enfrentam uma competição desigual no mercado, e não é entre os profissionais da área, é contra o sofá, o cinema, as comodidades e o sedentarismo”, explicou.

Barbiero ainda destacou que o profissional, para ter sucesso, necessita ter amor no que faz e estar constantemente se reciclando e aprimorando. “Ninguém é lembrado pelo que não fez, na nossa vida nos só somos lembrados por aquilo que a gente faz. Quem dúvida não faz, só faz quem acredita que é possível”, concluiu.