Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 8h, Dia de Campo do Programa Eco Seringueira. O evento vai acontecer na fazenda Novo Horizonte no município de Santa Fé do Araguaia, a 430 km de Palmas. O programa que é conduzido pela Diretoria de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, tem como objetivo promover a cultura de seringueiras, bem como capacitar agricultores familiares e grandes produtores da região do Tocantins.

Dentro da programação, previsto para até às 16h, será realizado palestra sobre a experiência do cultivo da seringueira com o produtor Eurídes Facchini, proprietário da Fazenda Novo Horizonte. Acontecerá ainda uma palestra sobre o manejo e gestão do seringal, que será ministrada pelo engenheiro agronômo Marcos Roberto Murbach. Participam também do evento representantes do Banco da Amazônia, que falarão sobre  as linhas de crédito disponíveis para o cultivo.

Segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, técnicos da Seagro mobilizaram durante 10 dias produtores dos municípios de Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Aragominas, Araguanã e Carmolândia  para participarem do Dia de Campo. “Com essa mobilização acreditamos que mais de 200 produtores irão participar”, comenta o secretário.

Pedro Afonso

O diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas, Sales Lopes do Couto, informou que o programa Eco Seringueira irá realizar no dia 26 de abril mais um dia de campo, desta vez na Fazenda Brejinho, no município de Pedro Afonso. Na fazenda, de propriedade de João Damasceno de Sá Filho, são cultivadas seringueiras, em integração com a lavoura e a pecuária, sendo modelo na região. “Com o apoio dos grandes produtores nós unimos mais força para execução desse projeto. O ganho é mútuo, pois o programa do Governo do Estado vai garantir mão de obra qualificada em nossa região”, disse. (Ascom/Seagro)