Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins já está pronta para receber os advogados, estudantes e demais inscritos que participarão da III Conferência Estadual dos Advogados do Tocantins. O evento começa nesta quarta-feira, 02 de abril.

Com o tema “25 anos em defesa da cidadania” a conferência marca o Jubileu de Prata da OAB Tocantins. Serão três dias de palestras, debates e discussões que colocarão os participantes em contato com as teses, estudos e posicionamentos jurisprudenciais que atualmente têm sido praticados no cenário jurídico.

A Conferência homenageia o advogado José da Cunha Nogueira, militante em Palmas por mais de 20 anos, Nogueira era especialista em Direito Eleitoral e Municipalista, foi também conselheiro estadual da OAB/TO e membro de várias Comissões, além de escritor, com diversas obras publicadas. Faleceu no dia 19 de setembro de 2012, em Goiânia-GO, vítima de câncer. 

Programação

Na quarta-feira, 2, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, fará a palestra de abertura que terá início às 19h30.

As atividades serão retomadas na quinta-feira, 3, às 14h com credenciamento no hall da OAB/TO. A partir das 14h30 terá início o ciclo de palestras do dia. O advogado Cezar Britto, Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e ex-presidente da OAB Nacional, fará a palestra “O advogado e os 25 anos da Constituição.” Estão previstas ainda para a quinta-feira as palestras “O relevante papel da OAB, no acompanhamento de projetos legislativos, a fim de proteger os interesses da classe e da sociedade,” da Conselheira Estadual da OAB/RS e membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Viviane Potrich e “O sistema judicial visto pelo jurisdicionado,” do Ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Jefferson Kravchychyn.

Na sexta-feira, 4, o Professor emérito da Universidade Federal de Juíz de Fora, Paulo Medina, irá dividir um pouco de seu conhecimento com o público na palestra “Ativismo judicial: causas e consequências” a partir das 14h. Na sequência o Conselheiro Federal da OAB/TO, Ercílio Bezerra, e o Vice-presidente da OAB/TO, Rubens Dário, ministram o workshop “Honorário e E-Proc.” O ex-conselheiro do CNJ, Jorge Hélio, dará continuidade à programação com a palestra “O controle da constitucionalidade e os órgãos administrativos.” E a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaídes Arantes, encerra a programação da III Conferência falando sobre a “Ampliação dos direitos dos domésticos.”

 No encerramento haverá ainda o show do humorista Paulo Vieira, o tocantinense vencedor do Prêmio Multi Show de Humor. (Ascom OAB)