Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira
  • Maria Aparecida Seixas
  • Kátia da Silva

A inclusão produtiva por meio de oficias e cursos semiprofissionalizantes oferecidos pelo projeto Recriarte permitem aos beneficiados um implemento na renda, além da possibilidade de convívio com instrutores e colegas de capacitação. De acordo com a coordenação do projeto do governo do Estado, por ano são capacitadas entre 1,2 mil e 1,4 mil pessoas com cursos e oficinas gratuitos, em diversas áreas. Os interessados em participar das capacitações devem procurar uma das unidades do Recriarte em Palmas e se inscrever em um dos 20 cursos e oficinas ofertados.

Com o slogan “Nossas mãos, nossas vidas, trabalhando felizes”, o projeto tem como objetivo incentivar a geração de renda através de atividades criativas como a confecção de peças de artesanato. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Seixas, a equipe de profissionais o projeto Recriarte é capacitada para apresentar a melhor forma de geração de renda a partir da utilização de materiais de baixo custo. “Este é um projeto muito bonito, muito inovador, que se encaixa bem no slogan escolhido para ele”, disse.

As capacitações, conforme a coordenadora do projeto, são divididas em cursos semiprofissionalizantes (cabeleireiro, manicure, panificação, costura básica) e oficinas de artesanato (arte em retalho, em vidro, bordado livre, pintura em tecido, patchwork. De acordo com Maria Aparecida, os cursos são padronizados e com carga horária mais estendida, enquanto as oficinas de arte são realizadas conforme a demanda por inscrições. “A gente capacita, por ano, entre 1,2 mil e 1,4 mil pessoas que, depois dos cursos, recebem certificados registrados e podem começar a desenvolver suas atividades”, frisou.

São cursos que mudam a vida das pessoas, como a da dona de casa Kátia da Silva, que fez a oficina de confecção de bonecas e já sente a diferença nos ganhos no final do mês. “Eu aprendi dois modelos de bonecas e para mim foi maravilhoso, pois é uma oportunidade de gerar renda para a minha família”, disse. Além dos ganhos mensais, a possibilidade de trabalhar mais perto dos filhos foi um outro ponto positivo descrito pela beneficiada. “Agora eu posso trabalhar de casa e tenho mais tempo para as minhas crianças”, destacou.

Kátia contou ainda que iniciou a capacitação no projeto Recriarte por recomendação médica e que o convívio com professores e colegas de turma foi um grande auxílio. “Foi uma terapia. O médico recomendou que eu fizesse uma terapia ocupacional e lá, para mim, foi até mais do que isso. Além da renda extra, teve também essa parte emocional que foi muito importante”, salientou.

Consciência ambiental

Mais do que simplesmente capacitar pessoas para uma geração de renda a partir da inclusão produtiva, o Recriarte apresenta uma característica muito importante, com o uso de materiais reaproveitados. A oficina de reciclagem ensina aos alunos a reutilizarem materiais que muitas vezes é jogado no lixo e transformá-los em pequenas obras de arte. Pelo bazar da unidade central do projeto, na Quadra 104 Sul, em Palmas, é possível encontrar peças confeccionadas com caixas de leite, cadeiras antigas, coadores de papel. “Nós achamos o material no lixo, limpamos, lavamos e utilizamos como matéria-prima para artesanato”, destacou.

Público

As pessoas interessadas em participar das capacitações do projeto Recriarte devem ter mais de 18 anos (a partir de 16 podem acompanhar as aulas como ouvintes, mas sem certificação) e levar um documento de identidade a uma das unidades do projeto. Para mais informações, a coordenação disponibilizou os telefones das unidades para atendimento do público.

Unidade 1 – Central

104 Sul, Rua SE 07, Lote 29

Plano Diretor Sul –

Unidade 2 – Região Norte

305 Norte, Alameda 02, Lote 02

Plano Diretor Norte –

Unidade 3 – Região Sul

Rua Amazonas, esquina com Rua Tefê, Quadra WS 01

Jardim Aureny I –

Unidade 4 – Região Sul

Avenida J, Quadra 170 A, Lote 14

Jardim Aureny III –

(ATN)