Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) irá participar do Dia de Campo, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), neste sábado, dia 26, enfatizando a potencialidade do Tocantins para a piscicultura. Voltado para os produtores rurais da região sudeste do Estado, o evento começará a partir das 8h30, na Fazenda São Pedro, no município de Ponte Alta do Bom Jesus, a 405 km de Palmas. Também serão ministradas palestras sobre Sanidade Vegetal e Raiva dos Herbívoros.

O zootecnista da Seagro, Arthur França, fará explanação sobre os projetos viáveis para criação de peixes em barragens e viveiros. “Estes dois sistemas de criação de peixes são apropriados a pequenos criadores. A nossa intenção é mostrar que a região possui potencial. Além disso, possui dois grandes frigoríficos, em Almas e produtores de alevinos na região”, ressaltou.

França disse ainda que os produtores interessados nesta atividade contam com apoio de técnicos especializados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). “Os técnicos podem orientar e planejar os projetos de criação de peixes em barragens, viveiros e tanque-redes”, informou.

Durante a palestra sobre piscicultura será apresentada também a evolução da criação de peixe no Tocantins. Em 1995, o Estado produzia 118 toneladas de peixe. A expectativa para 2014 é chegar na casa das 20 mil toneladas de peixe. Já com a autorização do uso das águas das barragens criadas com as Usinas Hidrelétricas, a meta é quintuplicar a produção de peixe até 2015. “A tendência da piscicultura no Tocantins é muito positiva para os próximos anos, temos um potencial para produção de muito grande”, projetou o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola. (Ascom-Seagro)