Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Entre os dias 12 e 15 de maio, ocorre a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com o tema A Crise nos Municípios e a Conjuntura Eleitoral. Do Tocantins, 114 interessados realizaram inscrição, sendo 50 prefeitos e 64 inscritos entre vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais.

Os números referem-se aos participantes que realizaram inscrições on-line no hot site da Marcha, cujo prazo encerra-se nesta sexta-feira, 09. Após a data, os interessados deverão realizar as inscrições no local do evento. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) acredita que muitos prefeitos, secretários e servidores realizaram inscrições no primeiro dia do evento, o que elevará o número de inscritos.

O presidente da ATM, o prefeito de Almas, Leonardo Cintra, revela o que será feito no encontro. “Nós (prefeitos) estaremos atentos as propostas do Governo Federal referentes à crise financeira dos municípios e debateremos as soluções apresentadas. Sentaremos com nossos representantes em Brasília para nos auxiliar nas articulações. Colocaremos um grande balão inflável da ATM para sinalizar nossa presença e vestiremos os prefeitos com coletes pretos em sinal de protesto”, disse.

Além de representar uma grande mobilização de prefeitos em Brasília, a Marcha proporciona aos gestores municipais espaço para conhecer novos produtos, tecnologias e serviços destinados a modernização da gestão pública e a realização de obras públicas. Painéis temáticos como a municipalização do trânsito e defesa civil serão discutidos na Arena Técnica da Marcha, entre outros temas.

A novidade dessa edição é que o encontro ocorre em um novo local, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, mais de quatro mil pessoas se inscreveram na Marcha. (Ascom ATM)