Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 9ª edição da mostra de cinema e vídeo de Miracema (Miragem 2014) foi um dos contemplados na 1ª edição do Programa Amazônia Cultura, do Ministério da Cultura. O evento, que todos os anos enfrenta enormes dificuldades para ser realizado, este ano terá recursos financeiros suficientes para executar suas ações. 

Com uma pontuação expressiva, o projeto da mostra Miragem ficou em primeiro lugar no Eixo 1 - Estímulo à Produção e Inovação Cultural, empatado com outro projeto, também do Tocantins, do cineasta Hélio Brito. 

Este reconhecimento do mais importante órgão de cultura do Brasil foi uma injeção de ânimo para o idealizador e coordenador da mostra, o miracemense Cássio Renato Cerqueira que recentemente teve um de seus mais importantes projetos culturais, o Agosto de Rock Festival, desclassificado no Edital Procultura 2013, da Fundação Cultural do Tocantins. 

O Cineclube Miragem e a Inusitada Produções, realizadoras do evento, já iniciou o processo de seleção e contratação de profissionais que irão prestar serviços à mostra. “Alguns trabalhos já estão em andamento, como a manutenção e postagem de conteúdo no site oficial do festival e a criação de peças publicitárias para a divulgação da abertura de inscrições do 9º Miragem”, afirmou Cássio. Além de democratizar o acesso a produção audiovisual, a geração de emprego e renda é outro fator importante do evento. “Na edição do ano passado, mesmo sem recurso de nenhum edital de incentivo à cultura, geramos 06 empregos diretos e diversos indiretos”, acrescentou Renato.    

A mostra deste ano traz grandes novidades, uma delas é o prêmio em dinheiro no valor total de 10 mil reais e uma oficina de produção audiovisual para alunos da rede pública de ensino. A oficina terá duração aproximada de 16 horas que ao final irá realizar filmes no formato de curta-metragem.  “O interessante dessa oficina é que os alunos ganham autonomia e voz por meio da produção de seus próprios filmes”, ressaltou Cerqueira.

O 9º Miragem – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema é uma realização do Cineclube Miragem e da Inusitada Produções, com recurso do Fundo Nacional da Cultura (FNC) - Ministério da Cultura - Governo Federal, através do Programa Amazônia Cultural 2013.

Parcerias: Universidade Federal do Tocantins – Campus de Miracema / GT de Cultura da UFT de Miracema / PROEX - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, WB web - Serviços para Internet, Diretoria Regional de Ensino de Miracema (DRE), Fábrica Produções, Oficina Geral – Cultura e Cidadania (Paraíso), Núcleo de Quadrinhos – Gurupi Comics, IFTO - Instituto Federal do Tocantins (Campus Gurupi), Coletivo Jaê (Gurupi), Projeto Cine na Rua (Gurupi), Diretório Acadêmico do Campus da UFT de Porto Nacional/TO, ITPAC (Araguaína), Cineclube Cubo Mágico (Palmas), Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem (Palmas), Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Tocantínia), ASSAMAR – Associação Amigos da Arte e Cineclube Bandeirantes (Miranorte), Secretaria Municipal de Indústria Comercio e Turismo/ Diretoria de Cultura de Colinas do Tocantins e Prefeitura Municipal de Guaraí. (Ascom Inusitada Produções)