Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O partido dos trabalhadores por meio da Secretaria Estadual de Formação realizou na última terça-feira, 20, roda de diálogo sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Amazônia com a presença da Secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico do partido, Anne Karolyne Moura, e de lideranças de partidos aliados como o presidente Estadual do PCdoB, Luciano Arruda, e do ex-governador do Estado pelo PMDB, Marcelo Miranda. O presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, e o pré-candidato do PT ao governo, Paulo Mourão, também participaram o evento.

Para o presidente Estadual do PT, Júlio César Brasil, o momento foi importante para iniciar a formulação de propostas para a campanha da presidenta Dilma Rousseff no Tocantins. “Avaliamos que as gestões do PT a frente do governo federal ampliaram investimentos em programas importantes nas áreas de agricultura familiar, inclusão social e desenvolvimento econômico não apenas no Tocantins, mas, nos demais Estados que compõem as regiões norte e nordeste do Brasil, esquecidos pelas gestões anteriores” ressaltou Brasil.

O ex-governador do Estado, Marcelo Miranda, ressaltou os avanços do Brasil nos governos Lula e Dilma. “Eu e meu partido, o PMDB, vamos trabalhar para reeleger a presidenta Dilma Rousseff, por entendermos que o Brasil não pode andar para trás, precisamos continuar avançando e promovendo o desenvolvimento de todas as regiões do país” disse Miranda.

Na opinião da Secretaria Estadual de Formação Política do PT, Gleidy Braga, o evento foi satisfatório e contribuiu para ampliar esse método de debate no formato de Roda de Conversa. Para ela, as pessoas se sentem mais a vontade para participar quando há horizontalidade no debate.

Sustentabilidade

A Secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico do PT, Anne Karolyne Moura, abordou a necessidade de investimento em políticas na região Amazônica que vão além da preservação do meio ambiente. “A sustentabilidade não se resume a preservação das florestas, precisamos trabalhar para garantir uma vida digna aos povos que vivem na Amazônia, respeito às comunidades tradicionais e suas culturas, fortalecendo a economia solidária e a agricultura familiar” defendeu Moura.

Crescimento Econômico do Tocantins

O pré-candidato do PT ao governo do Estado, Paulo Mourão, destacou durante sua palestra no evento que o Tocantins precisa voltar a crescer e atrair investimentos. “O Estado teve um crescimento econômico de apenas 3,92%, abaixo do índice do IPCA, o governo atual inchou a folha de pagamento com gastos em torno de R$ 250 milhões, quase ultrapassando o limite prudencial, e não fez os investimentos necessários em educação e na qualificação da mão de obra” apontou Mourão.

Participaram também do debate o prefeito de Colinas José Santana, o Deputado Estadual Zé Roberto, o presidente do PT de Palmas George Brito, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Germana Coriolano, o ex-presidente do PT Donizeti Nogueira Secretário[s2] , a gerente de Direitos Humanos da prefeitura de Palmas Vanir Ilídio, o professor da UFT Adão Oliveira, o Coordenador Estadual da União Nacional por Moradia Popular Ray Silva, o Secretário Estadual da Juventude do PT Domingos Santos, Laudiceia Rodrigues gerente de Mulheres da Prefeitura de Palmas e demais lideranças. (Ascom PT)