Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lucas Nascimento  Subsecretária de Gestão da Seduc recepciona os foliões no hall da Secretaria Subsecretária de Gestão da Seduc recepciona os foliões no hall da Secretaria

Um grupo formado por 16 foliões da Folia do Divino do Espírito de Santa Rosa do Tocantins esteve, na manhã desta última sexta-feira, 4, na sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), com a missão de transmitir as bênçãos do Divino Espírito Santo e convidar os servidores para os festejos que serão realizados na cidade nos dias 18, 19 e 20 de julho.

Na ocasião, a secretária Adriana Aguiar ressaltou a importância do momento. “Graças aos foliões paramos por um tempo as nossas tarefas para repensar as nossas práticas e a nossa fé. Como educadora e admiradora da cultura tocantinense vejo com um diferencial a participação dos jovens, como responsáveis pela continuidade da tradição da Folia”, disse.

A subsecretária de Gestão da Seduc, Maria Helena Dafavare, ficou responsável para dar as boas-vindas aos foliões. Representando a Secretaria durante a chegada do grupo, a gestora passou pela tradicional bênção da bandeira, feita pelo capitão do Mastro, Joaquim de Araújo Reis. Durante o evento, a subsecretária se mostrou impressionada com a juventude dos foliões. “Eu destaco a devoção e o respeito que esses jovens têm pela cultura do município”.

Durante o período anterior à festa do Divino, a folia passa por diversos municípios levando as bênçãos do Divino e angariando fundos para a manutenção da festa e da própria estrutura da folia. O diretor de Cultura da Seduc, Toninho Borges, enfatizou a coragem dos foliões passarem 40 dias em andanças divulgando a Folia. “Eles são persistentes na preservação da cultura, da fé e devoção”.

Para o prefeito de Santa Rosa do Tocantins, Ailton Parente, a Folia do Divino Espírito Santo é uma forma de manter a cultura local e a religiosidade da população do município. “Principalmente em um período de grande desenvolvimento econômico e social, a preservação da nossa identidade cultural, da nossa religião é muito importante”, frisou.

Fé e emoção

A servidora da Seduc, Fátima Roque de Oliveira, disse que se emocionou muito durante a apresentação da Folia. “Lembrei-me de minha mãe, da infância no município de Vieirópolis, na Paraíba, quando participava dos festejos do Divino. Quando se fala no Divino Espírito Santo sinto uma emoção e uma alegria muito grande na alma”, completou.

Zacarias Nunes, folião que participa a 30 anos do festejo, destacou que a cada ano são novas aprendizagens e emoções. Ele é um dos pandeiristas do grupo e reforçou a necessidade de manter a cultura popular. “É um prazer, uma alegria imensa participar da Folia. Essa tradição faz parte de nossa vida, acreditamos muito e renovamos a nossa fé a cada ano”, pontuou.

A Folia

O Grupo está na estrada desde o dia 15 de junho e, desde então, percorre diversos municípios e povoados, onde param cantam e convidam as pessoas para o festejo. Em Santa Rosa são três grupos que estão percorrendo a região e no dia 18 de julho será realizado o encontro das folias, onde a população da cidade irá receber os grupos.

Nos dias 19 e 20, serão realizadas a missa, a coroação do imperador e imperatriz, a escolha dos responsáveis pela festa no próximo ano, e as danças e apreciação das comidas típicas. “É uma grande festa. As pessoas passam um ano se preparando para a ocasião, produzindo os licores, as paçocas, os biscoitos. É uma festa que une a população, todos contribuem com doações e com a animação”, finalizou Zacarias.