Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Novamente o Sintras voltou a cobrar na tarde desta última segunda-feira, 14, o Governo do Estado o compromisso feito com a entidade quanto ao pagamento dos plantões extras e das diárias dos servidores da saúde do Estado.

Através dos expedientes protocolados na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) o sindicato destaca que os profissionais estão trabalhando excessivamente nos serviços emergenciais, com plantões extras que excedem as horas permitidas, e é mais que justo valorizar estes servidores e humanizar os serviços, estabelecendo critérios equânimes para garantir a qualidade da assistência.

Outra situação pendente também é o pagamento das diárias que segundo o sindicato, as diárias devem ser pagas antes mesmo dos servidores seguir viagem. “A diária é para custear despesas durante a viagem, então deve ser paga antes do servidor viajar”, ressalta o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Discussão

O Sintras já havia discutido e definido medidas, juntamente com a gestão estadual, para a regularização dessas pendências. E para evitar que o fato acontecesse novamente foi assinado um termo de compromisso onde o Sintras sugere ao Estado criar um cronograma para a efetivação desses pagamentos.

Essa discussão aconteceu ainda no mês de abril deste ano, onde a Sesau emitiu um ofício circular a todos os gestores e diretores das unidades de saúde solicitando cumprir rigorosamente suas obrigações fazendo valer o acordo que a gestão fechou com o sindicato.

Acordo

Durante a reunião no dia 15 de abril e após debater as problemáticas, Sesau assinou acordo firmando com o sindicato o compromisso de fixar um prazo de 30 dias para levantar e pagar todas as diárias atrasadas. 

Outro ponto acertado é que seria fixado um prazo de 60 dias para organizar o fluxo de pagamento das diárias com a finalidade de pagar antes dos servidores viajarem.

Novo gestor

E ainda quando houve mudança na gestão da Sesau, o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, reuniu com o novo secretário Luís Antônio da Silva Ferreira e passou para ele o atraso desses pagamentos, o que ficou de analisar e verificar para regularização da mesma.