Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo junto com a Prefeitura de Monte do Carmo/TO, realizam a tradicional “Festa do Carmo” com extensa programação em louvor a três santidades: A Padroeira Nossa Senhora do Carmo, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. O festejo teve inicio no último dia 07 de julho com a realização de missa, novena e leilão da padroeira e a programação segue até o dia 18/07 pela manhã.

O município de Monte do Carmo esta localizado na Região Central do Tocantins, a 96 km da Capital Palmas, possui 272 anos de história e 50 de Emancipação Política. A Cidade é destaque no Tocantins através de suas manifestações culturais com destaques para as festividades de: Santos Reis (Reis Magos e Folia de Reis), São Sebastião (Festa dos Vaqueiros), Folia do Divino (Imperador, Imperatriz e Foliões), Nossa Senhora do Carmo (Padroeira) e Nossa Senhora do Rosário (Rei e Rainha, Congada, Taieras, Tambozeiros e Caretas).

O Imperador do Divino Espírito Santo deste ano é Otoniel Andrade Costa e a Imperatriz é sua esposa Terezinha Andrade. Já o Capitão do Mastro será Cleyton Maia Barros (in memorian) que será representado por sua filha Glaucia Maia.

O Rei de Nossa Senhora do Rosário é Leonardo Túlio Aires da Silva e a Rainha é Camila Pereira Cavalcante, a Capitã do Mastro é Elvanir Matos Gomes (Quininha). 

Este ano o tema da festa é: “Com a Virgem do Carmo Cantaremos as Maravilhas do Senhor”.

Programação

Dia 15/07/14 (19:30 hs) última novena da Padroeira Nossa Senhora do Carmo e Missa do Capitão do Mastro do Divino e da Capitã do Mastro de Nossa Senhora do Rosário, em seguida tem a festa do Capitão e Capitã do Mastro;

Dia 16/07/14 (Manhã)

(08 hs) Missa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo;

(10:00 hs) – inicio do giro da folia das mulheres;

Dia 16/07/14 (noite)

(19:30 hs) – Cortejo e Missa de posse do Imperador e Imperatriz, em seguida cortejo festivo, café com bolo, licor e festa na casa da Família Imperial;

Dia 17/07/14 (Manhã)

(08:00 hs) – Cortejo e Missa em louvor ao Divino Espírito Santo, com a presença do Imperador e Imperatriz, em seguida tem o sorteio do novo Imperador. Após a Família Imperial segue em cortejo festivo para a Casa da Festa onde é servido o café com bolo e licor para os devotos do Divino;

Dia 17/07/14 (Tarde)

(15:00 hs) – Inicio da Tradicional Caçada da Rainha (animado pela Turma do Tambor e acompanhada por milhares de pessoas com passeio pelas ruas da cidade velha);

Dia 17/07/14 (Noite)

19:30 hs – Cortejo e Missa de Posse “do Rei e Rainha” na Igreja Nsa Sra do Carmo, seguido pelo tradicional Café com Bolo, Licor e Festa para os Romeiros e Comunidade.

Dia 18/07/14 (Manhã)

07:30 hs – Cortejo e Missa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, com a presença do Rei e Rainha, em seguida tem o sorteio da nova Família Real. A festa finaliza com o cortejo festivo do Rei e Rainha acompanhados por Congos, Taieras e Turma do Tambor até da casa da Família Rea onde é servido café com bolo, licor e festa para os devotos e comunidade.