Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Cerca de 90 alunos paratletas de todo o Estado vão participar da fase estadual do 1º Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets). A disputa será realizada em Palmas, no dia 16 de agosto, nas modalidades atletismo, tênis de mesa, bocha e natação.

A competição contará com a participação de alunos paratletas de unidades escolares públicas e particulares do Tocantins, de 12 a 19 anos, que confirmaram a participação nas Diretorias Regionais de Ensino. Os jogos serão realizados em três categorias, sendo de 12 a 14 anos, 15 a 17 anos e 18 a 19 anos.

Para nivelar os aspectos de capacidade física e competitiva dos paratletas, os estudantes participam dos Jogos de acordo com as normas que regem o Comitê Paralímpico Brasileiro.

De acordo com a técnica da coordenadoria de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc),  Keilla Gonçalves, a fase final do Parajets terá a participação de estudantes de todo o estado. “Os alunos estão empolgados. Em alguns municípios, mesmo em período de férias, eles estão se dedicando aos treinos”, afirmou.

Os campeões da categoria 12 a 17 anos terão vaga garantida pra representar o Estado nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, de 24 a 29 de novembro, em São Paulo/SP.

“O Parajets é uma competição que rende mais que títulos, esperamos que os alunos paratletas superem suas próprias marcas”, complementou a técnica da Seduc.

Expectativa

O estudante Marcos Rodrigues Viana, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, região sul do estado, ficou em 1º lugar na prova de 100 metros na fase regional da competição e garantiu vaga na final dos Jogos. “Tem mais ou menos cinco anos que eu pratico esse esporte. Agora vou lutar para tentar chegar nos primeiros lugares na próxima fase”, afirmou o paratleta, ressaltando que os Jogos são bons para ter o esforço reconhecido  e conhecer novos amigos. “O Parajets é muito bom, a gente encontra os amigos, viaja e conhece todo mundo”, complementou.

Felipe Barbosa Pereira também é paratleta e participa da competição pela primeira vez. Cadeirante, ele pratica o arremesso de peso. “Os treinos foram muito bons, às vezes pesado, mas estou muito feliz. O esporte vai me ajudar a ser conhecido no Tocantins e no Brasil, não tenho palavras para dizer a importância do esporte na minha vida”, frisou.

Fase regional

As fases regionais do Parajets já foram realizadas em praticamente todas as regionais do estado. Apenas Palmas falta definir os representantes para a etapa estadual da competição. A fase regional, aqui na capital, está marcada para 15 de agosto.