Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/TO lança diversas atividades para comemorar o “Dia C” – Dia de Cooperar, iniciativa de integração de atividades sociais desenvolvida pela Unidade Nacional do Sistema OCB, em parceria com as unidades estaduais e cooperativas de todo o Brasil.

Em Tocantins, o Dia C será realizado em 16 cidades. Cerca de 50% das cooperativas do Estado aderiram ao movimento e, juntas, vão beneficiar quatro mil pessoas e envolver mil voluntários que doam seu trabalho em iniciativas de saúde, trabalho, transporte, crédito, agropecuário e educação.

O objetivo é transformar essas ações em um movimento de solidariedade cooperativista permanente com ênfase no desenvolvimento social e comunitário, que terá como marco o dia 6 de setembro, data escolhida para celebração das ações realizadas em todo o país.

Para o presidente da OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri, as ações realizadas irão promover uma interação ainda maior entre as cooperativas e a comunidade. “Observamos uma mobilização, que deverá ser solidificada, proporcionando a efetiva participação dos cooperados, colaboradores, dirigentes, além das instituições aliadas”, destacou.

Confira as atividades na região de Palmas que ocorrerão nos dias 5 e 6 de setembro:

Palmas

Atividades: Recreação para crianças com brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e futebol de sabão. Oficinas de pipa e trança, pintura de rosto, técnicas de canto, desenho livre. Haverá também um espaço para apresentações artísticas e serviços de saúde (com aferimento de pressão, glicemia e IMC).

Data: 6 de setembro
Local: Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros – Setor Taquari
Horário: 9h às 12h
Público alvo: Crianças, jovens e responsáveis.
Realização: Unimed, Unimed (Hospital), SEME Unimed Palmas, Coopanest, Coopsget, Sicoob Credipar, Sicredi.

Porto Nacional
Atividades:
 Atendimento aos idosos do Abrigo João XXIII, através de aferição de pressão, doações de material higiênico e confraternização com café da manhã.
Data: 6 de setembro.
Local: Abrigo João XXIII – Via Lateral, 62, quadra 16, lote 105, ao lado da Universidade Federal do Tocantins.
Horário: 8h. 
Público alvo: Idosos e profissionais do Abrigo São João XXIII.
Realização: Cooperttras.

Paraíso
Atividade: Doação de 400 litros de leite para 8 instituições de caridade: Centro de Convivência do Idoso, Centro de Referência e Fortalecimento de Vínculos, Centro de Referência de Assistência Social, Creche Municipal Aureny Siqueira Campos, Instituto Pastoral da Criança, Creche Municipal Arco Íris, Associação Cristã Jovens de Valor e APAE.

Data: 5 de setembro.
Local: Rodovia BR 153, s/n, Km 491 – Zona Rural de Paraíso/TO.
Horário: 9h.
Público alvo: Crianças, jovens e idosos.
Realização: Coopernorte.

Novo Alegre - Projeto UVA
Atividades: Música, dança, atividades lúdicas, palestras motivacional entre outras iniciativas para elevar a autoestima dos idosos do projeto UVA.
Data: 6 de setembro.
Local: Setor Novo Alegre.
Horário: 9h às 18h.
Público alvo: Idosos.
Realização: Sicoob Credipar.

Barrolândia
Atividade: Entrega de brinquedos arrecadados para os alunos da APAE e café da manha. 
Data: 6 de setembro.
Local: APAE de Barrolândia, Rua Capitão Georgino, s/n, Centro.
Horário: 9h às 12h.
Público alvo: pais e alunos da APAE.
Realização: Sicoob Credipar Pac.

Miranorte
Atividade: Arrecadação de materiais e serviços para terminar os banheiros adaptados, construção e plantio da horta, oficina de jardinagem, oficina de saúde e aeróbica. 
Data: 6 de setembro.
Local: APAE – Rua Alfredo Nasser, s/n, esquina com a Rua 5, Centro.
Horário: 9h às 18h.
Público alvo: Alunos da APAE e seus familiares.
Realização: Sicoob Credipar Pac.

Dia C   

O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. No dia 6 de setembro uma grande comemoração vai unir todas elas. A projeção do Dia de Cooperar é beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o País.