Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Mutirão dos Precatórios, iniciado na terça-feira, 13, concluiu o seu segundo dia de trabalho nesta última quarta-feira com bons resultados. Uma mostra disso foi a Audiência de Conciliação envolvendo servidores exonerados e a Prefeitura Municipal de Santa Maria do Tocantins, cidade atendida pela Comarca de Pedro Afonso.

Há mais de 13 anos, 19 servidores aguardam a definição para o pagamento de precatórios devidos pelo Município. Cirlene Fernandes Malaquias era servidora concursada, estava de licença maternidade quando foi exonerada pelo gestor da época e iniciou a audiência na expectativa de uma solução. “Essa ação do mutirão é excelente. Estamos esperando há tanto tempo. Qualquer ajuda de conciliação é bem-vinda”, afirmou esperançosa.

A audiência foi coordenada pelo juiz de Precatórios do TJTO, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, que conduziu a conciliação agradando a ambas as partes. Porém, o magistrado alertou ao Município que caso o acordo não seja cumprido a Justiça determinará o sequestro dos bens. “O nosso intuito é fazer com que os gestores arquem com as dívidas dos precatórios, mesmo que de gestões anteriores, e que solucionem esses conflitos para dar mais tranquilidade ao cidadão”, reforçou.

Dona Francisca Lopes da Silva Souza ficou feliz com o resultado. “Eu saio muito contente. Nós esperamos tanto tempo por isso”. Quem também saiu satisfeito foi o ex-servidor Marco Antônio Figueira. “Estamos mais seguros com a decisão, pois se não houver o repasse a justiça vai reter os bens. Estamos há13 anos esperando por uma definição. Todo mundo trabalhou e cumpriu seu compromisso com a sociedade. É nosso direito”.

A prefeita de Santa Maria, Helen Ruth de Freitas Souza, elogiou o mutirão de conciliação do Judiciário. “O município de Santa Maria tem como única fonte o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Entrar num consenso é bom tanto para o Município, quanto para os que estão dentro dos seus direitos. Nós fizemos um acordo justo para todos os lados”, disse a prefeita satisfeita com o acordo.

Além do processo de Santa Maria, o Mutirão dos Precatórios também realizou outras nove Audiências de Conciliação nesta quarta-feira. A ação encerra-se no dia 21 de agosto e ao todo devem ser analisados 71 processos de pagamento de Precatórios. Para tanto, foi montado um calendário com audiências marcadas para as seguintes datas: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de agosto, em horários pré-estabelecidos, conforme a pauta publicada no Diário da Justiça nº 3358, de 5 de junho de 2014. Cada audiência terá duração média de 30 minutos.

As audiências estão sendo realizadas em Palmas, a partir de 13h30, no Gabinete da Diretoria do Fórum da Capital (Endereço: Av. Teotônio Segurado - Edifício do Fórum Marques São João da Palma - 2º andar).