Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom MPE

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) e o Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar assinaram nesta sexta-feira, 15, termo de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), iniciativa do Ministério do Planejamento que é coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE) no Tocantins.

Com a adesão, os dois órgãos passam a contar com instrumentos práticos que auxiliarão na busca da excelência na gestão pública, sempre com foco em resultados. Para tanto, o programa trabalha com avaliações que permitem verificar o desempenho e o nível de maturidade das instituições, além de mensurar o grau de satisfação do cidadão destinatário das ações públicas.

Na ocasião, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, destacou o caráter participativo do Gespública. “Reunidos, são os servidores que apontam para nós, gestores, que melhorias podem ser implementadas”, explicou. No MPE, o programa é executado desde 2009, havendo reuniões semanais entre representantes de todos os setores da instituição.

O secretário estadual da Administração, Lúcio Mascarenhas, mostrou-se entusiasmado com o novo instrumento de gestão. “Sei que o Gespública leva a uma mudança de cultura transformadora que conduz a administração pública a cumprir fielmente o seu dever de atender com qualidade o cidadão”, considerou o secretário.

Representando o comandante do QCG da Polícia Militar, o subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Eurivan Francisco Mascarenhas, informou que o Gespública já é executado em batalhões de Palmas, Gurupi e Porto Nacional e também em companhias de policiamento ambiental. “Agora o Gespública chega à gestão central da PM, o que muito nos honra”, disse. (Ascom MPE)