Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliano Ribeiro

Secretários e técnicos das secretarias municipais da Educação do Tocantins estão reunidos em Palmas nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, para um Ciclo de Seminários promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Estado. Em sua participação no encontro, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, destacou a importância da gestão colaborativa entre Estado e municípios e reforçou aos gestores municipais o papel da gestão participativa para os resultados da Educação.

A elaboração dos planos municipais de educação e a gestão da Educação nos municípios estão entre os principais temas do primeiro encontro do ciclo de seminários.  “Planos sem condições de execução são inviáveis. E o papel do líder, do gestor, de vocês aqui presentes, é extremamente importante para fazermos planos executáveis”, disse a secretária. Ela informou ainda que técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) estarão disponíveis para atendimento aos gestores municipais nesses dois dias de encontro a fim de colaborarem com a elaboração dos planos municipais. A Secretaria apoia o Ciclo de Seminários promovido pela Undime.

Sobre gestão, a secretária frisou que, para ela, o caminho ideal para se obter resultados passa pelo conhecimento técnico e proximidade com a realidade de cada município e escola. “Não esqueçam como é estar e pisar no chão de uma escola, das dificuldades dos diretores e professores, dos bons momentos e também dos desafios de estar em uma sala de aula. Estudar e se qualificar é muito importante para uma gestão eficiente, mas ouvir as pessoas e dialogar também é fator positivo em uma gestão”, disse Adriana Aguiar.

De acordo com o presidente da Undime no Tocantins e secretário municipal da Educação de Araguaína, Jocirley de Oliveira, a gestão e o direito à educação são temas inerentes às diretrizes que norteiam os temas dos planos de educação e por isso necessitam de discussões e debates. “Os dirigentes municipais têm o compromisso e a responsabilidade de construírem os planos municipais de educação para atender o plano nacional de educação e também cumprir o direito à educação que é o nosso foco central”, disse.

O Ciclo de Palestras

O encontro promovido pela Undime Tocantins é realizado no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no auditório Cuica. A programação da manhã desta quarta-feira contou ainda com a palestra de Carlos Eduardo Sanches, consultor da Undime nacional. Ele falou sobre reorganização da gestão de secretarias municiais de educação por meio da plataforma virtual Conviva, uma ferramenta tecnológica gerida pela Undime com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) a divulgação e mobilização junto aos municípios.

“Tenho lido e acompanhado muitas experiências de educação das secretarias municipais do Tocantins. No Consed, muitos têm me procurado para falar sobre a educação no Tocantins e os exemplos de sucesso citados estão na rede estadual e também nas redes municipais do nosso Estado”, disse Adriana Aguiar. Ela é vice-presidente do Consed região Norte. 

O presidente da Undime no Tocantins destacou a participação expressiva de secretários da Educação de municípios do Bico do Papagaio, região mais distante da Capital. Para ele, a participação no encontro demonstra o interesse de gestores municipais em desenvolver o pensamento e as reflexões sobre os temas em discussão, em especial a elaboração dos planos municipais de Educação. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes da Silva também esteve presente na abertura do Ciclo de Seminários.

Programação

Na tarde desta quarta-feira, 21, estão previstas palestras sobre Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), missão da Undime, entre outros temas. Para quinta-feira, a programação traz o uso pedagógico da Provinha Brasil, direito de aprender na Amazônia Legal, entre outras abordagens. (Ascom Seduc)