Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins recebeu na tarde desta quinta-feira (29/8) a visita do ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Recepcionado pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, acompanhada da Corte da Justiça tocantinense e de servidores, o ministro inicialmente conheceu o funcionamento do Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom.   

O coordenador do Núcleo, juiz Océlio Nobre, falou da atuação do grupo e dos seus resultados efetivos. "Auxiliamos em diferentes frentes sem tirar, é claro, a autonomia do magistrado. Até o final do ano devemos chegar ao número de 5 mil sentenças produzidas pelo Nacom", explicou o coordenador.

O presidente eleito do STF tirou dúvidas sobre o funcionamento do projeto e saiu entusiasmado com o que foi repassado. "É um sistema interessante, boa iniciativa. Parabéns a todos vocês", disse o ministro. Na sequência, no gabinete da presidência, uma reunião com os desembargadores do TJTO tratou de assuntos de interesse do Judiciário.

Na oportunidade, a pedido da presidente do TJTO, foi apresentado um vídeo sobre o Sistema de Processo Eletrônico e-Proc usado pela justiça do Tocantins. O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal, Rogério Nogueira, falou das ferramentas do e-Proc e da interoperabilidade do sistema.

A desembargadora Ângela Prudente reafirmou os avanços conquistados pelo TJTO por meio do Processo Eletrônico. "Nossa meta é passar tudo para o virtual, facilita muito o acesso. Temos exemplos de advogados que já chegaram a peticionar do exterior, tamanha são as facilidades do e-Proc", garantiu a presidente do Tribunal ao ministro, que se impressionou com o que viu ao afirmar que o Tocantins está bastante avançado.

Ainda no TJTO, o ministro, que também foi eleito presidente do CNJ, afirmou que garantirá um maior diálogo com o judiciário brasileiro. "Nós vivemos um novo momento no Brasil, uma fase mais participativa. Meu desejo é visitar os colegas, ver de perto o que está acontecendo, ouvir as demandas e conhecer mais a nossa realidade", garantiu o ministro ao encerrar sua visita.

Placa Visitas Ilustres

Antes de deixar o Tribunal do Tocantins o ministro Ricardo Lewandowski, acompanhado da presidente, desembargadora Ângela Prudente, descerrou uma placa em sua homenagem no hall das visitas ilustres e assinou o livro de Registros Notáveis do Poder Judiciário tocantinense.

Inauguração Cemei 

A convite do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o ministro Lewandowski e a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, participaram da inauguração do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) no setor Santa Fé, região Sul da Capital. O ministro conheceu as dependências do prédio e ficou sabendo detalhes sobre o funcionamento do projeto. Em seguida descerrou a placa ao lado da desembargadora e do prefeito.