Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

Foto: Irene Alves

Com intuito de ampliar o atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), buscou recursos junto ao Governo Federal para construção de mais sete unidades educacionais. As obras serão construídas por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. A previsão é de que a construção dessas unidades comecem já início do próximo ano.

As ordens de serviço foram assinadas pelo prefeito Carlos Amastha na tarde desta sexta-feira, 29, durante a inauguração do CMEI Sementinhas do Saber, no setor Santa Fé - IV Etapa, que contou a presença do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. “É um momento ímpar para Palmas porque além de inauguramos esta unidade. Estamos assinando a ordem de serviço para construção de mais sete unidades que irão beneficiar a sociedade palmense, dando oportunidade de um ensino de qualidade para mais crianças”, ressaltou o prefeito Carlos Amastha.

Para a secretária municipal da Educação, professora Berenice Barbosa, as ações da gestão municipal colocam o município de Palmas no rol daqueles que melhor desenvolvem políticas públicas na educação infantil no Brasil. “São essas ações que nos credenciam junto ao Governo Federal a receber essas obras. É o reconhecimento das ações realizadas pela Prefeitura na área educacional”, disse.

Cmeis por setor

Os recursos federais para a construção destas sete novas unidades perfazem o total de R$ 9.984.767,84. As localidades de construção das obras já foram definidas estrategicamente de forma a contemplar democraticamente todas as regiões da capital. Dessa forma, serão construídos novos CMEIS nas seguintes quadras e setores: 305 Sul; 1.006 Sul; 1.104 Sul; 1.406 Sul; Aureny I; Setor Bertaville e Setor Santo Amaro. Com essas obras inauguradas, Palmas contará com 35 CMEIs, garantindo o acesso à educação de qualidade a aproximadamente 12 mil crianças.

Cada obra terá 991,05 m² de área construída, com capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças no período integral. Essas unidades educacionais obedecerão à tipologia do Projeto Padrão FNDE Tipo B, que é voltada exclusivamente para a educação infantil e contam com salas de aula, de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas e recreativas. (Secom Palmas)