Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Bom humor, simpatia e irreverência foram os principais ingredientes da apresentação do Chef Edu Guedes no Cozinha Show do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu, na noite deste sábado, 30. Mas antes de preparar a receita da noite, um Risotto de Chambari e outro de Pirarucu com Cupuaçu, ele visitou, juntamente com o prefeito Carlos Amastha e a primeira dama Glô Amastha, as barracas dos participantes do evento e experimentou alguns dos pratos concorrentes.

Dentre as barracas visitadas, está a segunda colocada no Festival, na categoria Doce, “Amor do Pedaço”, receita tendo o babaçu e o abacaxi como ingredientes principais; Gostosura do Cerrado e também da grande vencedora “Pudim Crocante de Babaçu”.

Após percorrer algumas barracas, Edu Guedes e o prefeito Amastha seguiram para o Cozinha Show, onde preparou o prato “Risotto de Chamabri”, que agradou ao paladar dos que ali estavam. “Uma delícia e com certeza irei fazer em casa”, disse a empresária Sandra Alves que assistiu à apresentação.

Enquanto preparava o prato, Edu Guedes, explicou a origem do risotto, que segundo ele significa sopa enxuta, além de dar dicas para que a pessoa prepare o próprio caldo de carnes ou legumes para preparar a receita, ao invés de usar os existentes no mercado que contém muito sódio.

Ele interagiu com o público, que fez perguntas com relação a receita e também sobre ele. Estavam na plateia Adriana Machado e seu esposo Pedro Machado, ambos de Santa Catarina. Durante a apresentação ela disse que o chef era a inspiração de seu marido ir para a cozinha e preparar novos pratos.

Ela contou ainda, que estava seguindo viagem para Belém (PA), quando próximo a Palmas ouviu em uma rádio local sobre o festival e resolveu vir conhecer o evento. “Estou encantada com os sabores novos e diferentes, além da organização do Festival”, disse ela.

Após a apresentação, ele voltou a visitar o circuito do Festival e disse que gostou muito das receitas que experimentou, e elogiou a organização do evento pelo cuidado, assim como ao prefeito Amastha por estar incentivando a gastronomia local.