Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Os Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil brasileiro, começa no próximo dia 4 de setembro, em Londrina - PR, com disputas para a categoria de 12 a 14 anos. Do Tocantins 160 alunos participam da competição, depois de passarem por disputas regionais e pela final estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), realizada em Palmas no mês de junho. O embarque da delegação tocantinense para os jogos está prevista para começar nesta terça-feira, 2. 

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, os Jogos Escolares da Juventude foram divididos em duas categorias, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. A primeira, realizadas entre 4 e 13 de setembro, deve reunir mais de 3000 alunos atletas incluindo os tocantinenses.

A delegação do estado conta com 67 competidores nas modalidades individuais, que envolvem ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, atletismo, xadrez, badminton, ciclismo e natação, e 93 modalidades coletivas, entre elas basquete, vôlei, futsal e handebol. De acordo com a coordenação dos Jets da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), os atletas das modalidades individuais viajam na próxima terça-feira, 2, e os das coletivas no próximo dia 7. Os embarques estão marcados para 13h, saindo da Seduc.

De acordo com o coordenador de Desporto Educacional da Seduc, Carlos Ricardo dos Santos, os Jogos Escolares da Juventude são uma oportunidade para os alunos do Tocantins participarem de um evento esportivo em nível nacional. “Além de oferecer uma bagagem esportiva, a competição proporciona um intercâmbio cultural e social. Esta categoria de 12 a 14 anos nos permite competir com igualdade com os outros estados”, completou.

Antes do embarque da delegação do Estado o gestor comentou sobre a competição para os alunos/atletas mais jovens. “Vamos com os pés no chão, mas acreditando nos nossos estudantes. Temos chances de ser campeões, principalmente nas modalidades individuais”, avaliou.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados, para a modalidade de 12 a 14 anos, entre os dias 4 e 13 de setembro em Londrina – PR. Posteriormente, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é a vez dos atletas de 15 a 17 anos disputarem as diversas modalidades esportivas dos jogos. Já em novembro, entre os dias 6 e 15, a cidade de São Paulo – SP recebe as Paralimpíadas Escolares. (Ascom Seduc)