Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A estudante Sabryna Caetano Lopes, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, em Paraíso, a 63 km de Palmas, foi selecionada para representar o Estado no Programa Jovens Embaixadores.Voltado a alunos do ensino médio da rede pública que tenham idade entre 15 e 18 anos e situação socioeconômica menos favorecida, o programa vai proporcionar a 50 estudantes brasileiros a chance de viajar para os Estados Unidos e vivenciar a história e a cultura americana, além de participar de reuniões em organizações dos setores público e privado.

No Tocantins, a estudante da escola conveniada à rede estadual de ensino disputou a vaga com outros 154 jovens. Segundo Sabryna, para chegar à etapa final, os candidatos passaram por uma série de etapas que envolveram desde a apresentação da documentação, realização de exames escritos e prova oral. “Depois de cumpridos os pré-requisitos e juntar toda a documentação exigida, os estudantes passam por uma prova escrita em inglês, onde eles [banca avaliadora] avaliam o nosso espírito de liderança. Depois, os aprovados passam por uma prova oral de onde saem os finalistas que são avaliados pela embaixada americana”, explicou.

Para ser um Jovem Embaixador, os candidatos também devem comprovar que prestam serviços voluntários à comunidade por pelo menos um ano. “No meu caso, eu fui durante alguns anos ajudante de um grupo de estudos na escola. Depois, ajudei crianças menores com aulas de leitura e matemática. Hoje ajudo a cuidar da galeria de arte da escola”, frisou.

A viagem de Sabryna está prevista para janeiro de 2015 e, até lá, a expectativa para a experiência no exterior é grande, segundo a estudante. “A expectativa agora é programar os preparativos, o visto, ir organizando a viagem. Chegando lá, vou aproveitar tudo o que eu puder aprender e também ensinar. Acho que a experiência com meus trabalhos voluntários vão ser importantes”, disse.

Orgulho

Dona Mariluce Caetano Xavier, mãe da estudante, contou que ficou emocionada com a seleção da filha para o programa nos Estados Unidos. “Acho que até agora a ficha não caiu”, afirmou.

A costureira destacou que mesmo que a saudade aperte, a experiência que será vivida pela filha no exterior valerá o período de separação das duas. “Ela é uma menina muito esforçada, inteligente e responsável. A saudade vai ser muito grande porque ela é minha caçula e somos só nós duas em casa. Mas mesmo assim eu sei que isso vai ser muito bom para ela”, completou.

Programa

O Programa Jovens Embaixadores é realizado pela embaixada dos Estados Unidos e seleciona jovens estudantes de escolas públicas brasileiras para um período de três semanas em solo americano. Lá, os selecionados irão conhecer os principais monumentos da capital americana, Washington, participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Posteriormente, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados-anfitriões, eles serão hospedados por uma família americana, assistirão aulas e poderão interagir com jovens da sua idade, participarem de atividades socioculturais na comunidade, além de apresentações sobre o Brasil. (Ascom Seduc)