Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o intuito de preparar os jovens para o futuro no mercado de trabalho, o Sebrae realiza em escolas de todo o País o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que desenvolve noções de empreendedorismo e gestão através de atividades práticas junto aos estudantes. A fim de apresentar à comunidade o resultado dessas atividades, o Sebrae Tocantins, em parceria com a Escola Pingo de Gente, realiza nesta sexta feira, dia 31, das 8 ás 16 horas, a Feira do Jovem Empreendedor.

Durante a feira, que acontece na Escola Pingo de Gente, os alunos irão comercializar os produtos que produziram e aprenderam a empreender no decorrer do aprendizado através do JEPP. Serão cerca de 120 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que irão comercializar em estandes em frente à escola doces, ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, temperos naturais e salgados, além de também oferecer o aluguel de outros produtos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Pingo de Gente, Maria Duarte, a escola investiu não apenas no dinamismo nas aulas de empreendedorismo, mas também em mesclar essas noções com as demais disciplinas, como português e matemática, para que os alunos assimilassem melhor os conteúdos. “Com o empreendedorismo, as crianças têm a criatividade estimulada para que no futuro não tenham medo de arriscar em inovar e investir no próprio negócio. Vários pais já relataram esse desejo de empreender nas crianças”, afirma a coordenadora.

“O papel do JEPP é despertar o empreendedorismo para formar essas crianças como pessoas empreendedoras, independente deles seguirem carreira no próprio negócio ou como funcionários de alguma empresa. O empreendedorismo engloba soluções sustentáveis, ética e cidadania, formando essas crianças não só com a visão de empresários, mas como cidadãos”, declarou o gestor da carteira de educação empreendedora do Sebrae Tocantins, Amaggeldo Barbosa.

JEPP

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e tem como intuito disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios, além de estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes.

Para isso, o Sebrae realiza nas escolas lições e atividades lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho. (Ascom Sebrae)