Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Começa nesta segunda-feira, 24, a Semana Nacional da Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça de todo o País. No Tocantins a abertura oficial será realizada no dia 24/11, às 9h, pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, no Fórum de Palmas e terá transmissão ao vivo para as demais 41 comarcas tocantinenses.

O evento acontece de 24/11 a 28/11 com audiências todos os dias das 8h às 18h, de acordo com a escala definida pela Central de Conciliação de Palmas. No Estado a mobilização envolverá 29 das 42 comarcas do Poder Judiciário.

Uma novidade para a nova edição é a participação de alunos da Universidade da Maturidade - UMA. O Tribunal de Justiça firmou parceria com a instituição, que trabalha com estudantes idosos, desse modo, dez vagas foram abertas para os alunos no curso de conciliares.

Além da turma da terceira idade cerca de 120 voluntários também participam do curso de conciliadores e devem contribuir com a Semana Nacional. Só em Palmas já foram designadas 981 audiências envolvendo áreas cíveis e de família. A Comarca da Capital também realizará paralelamente um mutirão específico do seguro Dpvat, com aproximadamente 400 audiências já designadas.

Para o responsável pela Central de Conciliação de Palmas, juiz Nelson Coelho Filho a cada ano a Comarca busca um maior aprimoramento da ação. “A expectativa para esse ano é muito boa, estamos sempre ampliando essa mentalidade da conciliação. Mas é relevante que as partes compareçam, reforçamos aqui o pedido aos advogados para que ressaltem a importância da presença maciça dos representados, é isso que garante o excelente resultado da conciliação", explicou o magistrado.

Balanço 2013

Em 2013 foram incluídas 3.319 audiências em todo o Estado, que resultaram em 863 acordos, totalizando quase 12 milhões de reais em acordos e atendidas 4.791 pessoas. Na Comarca de Palmas os números também foram exitosos, com 832 audiências designadas e 199 acordos homologados (36,2%), num total de mais de 6,5 milhões de reais em acordo.