Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em solenidade realizada nesta terça-feira (16/12), na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente oficializou o ingresso do Judiciário na Metrotins. A Rede Metropolitana Comunitária de Ensino e Pesquisa de Palmas visa interligar por meio de fibras ópticas todo o complexo do Poder Judiciário na Capital (Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral, Fórum de Palmas, Esmat e Anexo II).

Com uma velocidade de 10 Gigabytes será possível fazer a transferência de dados de forma rápida e ainda mais segura. "Por sua relevância o Metrotins se tornou um projeto estratégico para o Poder Judiciário e a partir de agora vai garantir mais segurança e agilidade na transferência dos dados da Justiça. Parabenizo toda a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação pela grande conquista e também aos parceiros do projeto", disse a desembargadora Ângela Prudente.

O diretor de TI do Tribunal, Rogério Nogueira, explicou que a adesão ao Metrotins trouxa também uma economia aos cofres do Judiciário. De acordo com Nogueira o TJ tinha um projeto avaliado em  3 milhões  de reais, ao integrar a Rede os gastos foram reduzidos para 130 mil reais. "A Metrotins vai trazer velocidade e segurança, resultando em usuários satisfeitos  e  mais agilidade na prestação jurisdicional. A Rede ainda nos abrirá a possibilidade de novos projetos como a instalação de Wi-Fi no Fórum de Palmas", complementou o diretor.

A primeira unidade que já está interligada ao Tribunal de Justiça via Metrotins é a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Para o diretor geral da Escola, desembargador Marco Villas Boas, a novidade trará muitos benefícios. "Essa ferramenta será fundamental para o crescimento da Esmat, por meio do Ensino a Distância nos possibilitará capacitar magistrados e servidores de todo o Estado. Gerir é tomar as decisões certas e a presidente do Tribunal vem nos conduzindo no sentido da consolidação do Judiciário, um progresso a olhos vistos", elogiou.

A rede Metrotins é coordenada no Tocantins pela UFT e integrada por 8 instituições estaduais e federais. A transmissão dos dados do Judiciário será feita por fibra óptica exclusiva da Justiça.  

Convênios

Na oportunidade também foram assinados dois importantes Termos de Cooperação Acadêmica e Científica. O de nº 11/2014 foi celebrado entre a Justiça Federal e o Tribunal de Justiça, representada pela diretora do Foro da Justiça Federal, juíza Denise Dias Dutra Drumond, com interveniência da Esmat. Com o mesmo objeto foi firmado o Termo n°12/2014, celebrado entre a Fundação Educacional Dom Orione, representada pelo professor Mestre Daniel Cervantes Ângulo Vilarinho,  e o TJTO, também com interveniência da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Na oportunidade a desembargadora Ângela Prudente entregou ao desembargador Marco Villas Boas a Coletânea de Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. As publicações foram enviadas pela Secretaria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.  

Também participaram do evento de assinatura dos convênios e apresentação da Metrotins o vice-presidente  do TJTO e presidente do Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat, desembargador Mora Filho, o diretor Adjunto da Esmat, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, os desembargadores Eurípedes Lamounier e Maysa Vendramini Rosal, a juíza auxiliar da presidência Silvana Parfieniuk, a diretora do Foro de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo e o   professor Gentil Veloso Barbosa, coordenador estadual da Rede Metrotins por meio da Universidade Federal do Tocantins.  (Ascom TJ)