Serão anunciados na tarde desta quarta-feira, 17, os vencedores nacionais da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Três alunos do Tocantins estão entre os 152 finalistas da competição. A solenidade será realizada em Brasília, a partir das 16h.
Ao todo, serão escolhidos 20 vencedores nacionais, que receberão medalha olímpica, notebook e impressora. O professor de cada aluno vencedor também será premiado; e a escola vai ser contemplada com dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Participaram da Olimpíada estudantes de mais de cinco mil escolas de todo o Brasil. Os inscritos competiram nas categorias Crônicas, Poemas, Memórias Literárias e Artigos de Opinião. Por meio de encontros regionais, foram escolhidos 38 finalistas de cada gênero.
A responsabilidade pela escolha dos vencedores é de uma comissão formada por representantes da Fundação Itaú Social, Ministério da Educação, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Undime, Consed, TV Escola, Canal Futura, um docente de universidade pública brasileira que faz parte da Rede de Ancoragem da Olimpíada, um jornalista especializado em educação e um escritor brasileiro.
Tocantins
Representam o Estado na final da Olimpíada os estudantes Daniely Lopes Barbosa, do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, de Araguaína; Wellington Pereira de Araújo, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, de Palmas; e Marcos Henrique Alves Chaves, aluno da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins.
Daniely compete no gênero Crônicas, com um texto “Apaixonante rua minha”, que retrata a realidade da Rua Xambioá, em Araguaína. Já Wellington foi classificado na categoria Memórias Literárias, com um relato sobre a Ilha do Canela; e Marcos está na disputa pelo melhor poema, com tema “O lugar onde vivo”. (Ascom Seduc)