Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Vara da Justiça Militar comemora o fim da digitalização e inserção do acervo físico remanescente no sistema e-Proc. A Presidência dos Conselhos de Justiça Militar é o único órgão de jurisdição de 1º grau em todo o Estado.

No total foram digitalizados 449 processos, divididos em 186 ações judiciais e 263 inquéritos policiais militares. Os trabalhos de virtualização foram realizados com sucesso graças ao trabalho de 8 servidores dos conselhos da Justiça Militar.

A 1ª Sargento Lariana de Souza Barros, escrivã dos Conselhos da Justiça Militar, auxiliou durante as atividades e avaliou a ação de maneira positiva. “A digitalização dos processos representa um avanço para o cumprimento da prestação jurisdicional, vez que reduz significativamente a burocracia cartorária, resultando em respostas mais céleres às partes”.

Segundo o titular da Vara, juiz José Ribamar Mendes Junior, essa é a primeira Vara Militar do Brasil a atuar de forma 100% digital. O magistrado também apontou o que ele considera ser a principal vantagem da digitalização. “A conclusão dos trabalhos de digitalização vai otimizar a comunicação dos atos processuais e trazer celeridade quanto ao tempo de tramitação”, afirmou. (Ascom TJ)