Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) anuncia nesta terça-feira, 20, a nomeação do presidente do PSB de Palmas, Alan Barbiero como Secretário de Planejamento da Prefeitura. O gestor busca com a nomeação reforçar o apoio político à sua gestão já que começaram nos bastidores as articulações para a sucessão na prefeitura da capital.

“Não tomo decisões com fundamentos políticos nessa pasta eu estava sonhando com alguém do perfil do Alan. Não existe ninguém com maiores qualificações do que ele para esse cargo”, frisou admitindo ainda que é evidente que a nomeação tem um componente político. O partido tem um vereador na Câmara: Marilon Barbosa que é irmão do deputado estadual, Wanderlei Barbosa (SD), ex-aliado de Amastha.

O prefeito negou que vá fundir a pasta de Desenvolvimento Social com a de Integração Social comandada por Tiago Andrino.

Amastha vai convocar a Câmara para sessões extras ainda nesta semana para votar cinco projetos  de interesse do Executivo, um deles, altera a contribuição do Previpalmas na parte patronal para adequar com a legislação.

O gestor pretende fazer outras alterações na estrutura em breve. 

Barbiero foi adversário de Amastha nas eleições de 2012 quando foi vice da então candidata Luana Ribeiro (PR).

Posse

Outro secretário que tomou posse foi Marcílio Ávila, que retorna a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Além dos secretários, o prefeito Amastha empossou ainda Kelma Tavares de Oliveira, que assume a secretaria executiva da Educação; Ricardo Mendes que fica a frente secretaria executiva de Governo e Relações Institucionais, e Karin Thatiana Dias que assumiu a direção da Escola de Gestão de Palmas.

Durante a coletiva, o prefeito ao apresentar os novos gestores falou sobre a missão de cada um em suas funções, ressaltando a importância de Alan Barbiero frente à Administração e Recursos Humanos, que deverá efetivar a implantação da meritocracia, com respeito aos direitos básicos de cada categoria profissional, visando um serviço público capacitado, bem remunerado e que seja de excelência para o cidadão.

O novo gestor da pasta tem ainda como missão implantar um projeto de endomarketing, que deverá ser realizado com servidores e população planejamento estratégico da cidade para os próximos 50 anos. “A cidade ganha muito com esta nomeação e ele tem uma missão gigantesca e com certeza ele tem competência e mérito, além de disposição para contribuir com o crescimento de nossa cidade”.

Para Barbiero, Amastha tem demonstrado que é possível fazer uma gestão de excelência e diferenciada, que valoriza competência e o mérito e que se sentiu feliz com o convite, pois irá colaborar com o crescimento da cidade.

Escola de Gestão

Ao anunciar Karin Thatiana Dias na direção da Escola de Gestão de Palmas, o prefeito Carlos Amastha afirmou que a mesma deverá ser mais atuante com condições para capacitar os servidores, passando ser Escola de Governo para que ela tenha uma atuação relevante e atenda as demandas de todos os servidores.

Desta forma se fez necessário sua reestruturação como instituição corporativa reconhecida, na forma da legislação federal, com estrutura física condizente para atendimento dos servidores municipais, com corpo docente próprio e equipe técnica própria apta a desenvolver as ações acadêmicas e administrativas.

A Escola de Governo terá ações específicas para as áreas de Educação, Saúde e de Gestão. O projeto de reestruturação da Escola de Gestão está em fase de elaboração para aprovação da Câmara Municipal, requisito para ser legalmente constituída como Escola de Governo, possibilitando seu credenciamento.

Perfis

Alan Barbiero - Graduado em Engenharia Agronômica (UFG), com mestrado e doutorado em Sociologia e Economia do Desenvolvimento (França; Canadá), Alan foi o primeiro reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com dois mandatos consecutivos cumpridos de 2003 a 2012, período em que ajudou a implantar e transformar a UFT na maior universidade do Estado e em uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da região Norte do Brasil. Implantou os cursos de Medicina, Enfermagem, Engenharias Civil e Elétrica, Filosofia e Artes, além do curso de extensão voltado para a terceira idade, conhecido como UMA – Universidade da Maturidade.

Kelma Tavares de Oliveira - possui licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Albert Einstein (Brasília-DF). É servidora da rede estadual de ensino desde 1993, atuando como professora até o ano de 2008, sendo que em 1998 venceu o prêmio de Valorização dos Servidores do Estado do Tocantins. Ainda exerceu funções administrativas na Secretaria Estadual de Educação, como coordenadora de Certificação e Normatização e direção de Gestão de Pessoal.

Ricardo Mendes – Contador, natural de Goiânia, casado, mora em Palmas há 14 anos, foi bancário por 18 anos, atuou na Secretaria de Administração e Recursos Humanos em cargos de direção e superintendência por dois anos.

Karin Thatiana Dias - Graduada em Direito, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), com especialização em Planejamento e Gestão Ambiental, pela Universidade do Tocantins (Unitins) e MBA Executivo: Gestão Empresarial Estratégica (USP). Concursada no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - TCE/TO, hoje atua junto ao Instituto Rui Barbosa - IRB (associação civil, sem fins lucrativos, dos Tribunais de Contas do Brasil). Tem experiência na área de Direito, Ambiental e Educacional, Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, onde atuou coordenando projetos estaduais e regionais.