Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

Em breve o Tocantins poderá receber uma empresa aérea de transporte de cargas. Representantes da empresa Modern Logistics sediada em Judiaí (SP) estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em busca de informações do comportamento do mercado produtivo da região, bem como da existência de logística e ‘nicho’ de mercado nesse tipo de atividade.

Após uma reunião com eles em seu gabinete, o secretário Eudoro Pedroza levou-os para visitar a indústria e Comércio de Produtos Ópticos Ltda (indústria de óculos Kenerson) na Capital, empresa que utiliza o transporte de cargas aéreas e os Correios para escoamento de sua produção para todo o país e até para o exterior.

Entusiasmado, o empresário Adalberto Febeliano destacou a importância de uma empresa de transporte aéreo do porte da Modern Logistics para fomentar a atividade aqui no Estado.  “Nossa empresa trabalha com todas as operações logísticas, da coleta no cliente, armazenagem, gestão de estoques até a entrega final no destino. As cargas são supervisionadas por uma equipe altamente treinada que identifica qualquer problema nas operações e aciona medidas mitigatórias que visam a segurança e integridade dos bens sob responsabilidade da Modern”.

Segundo ele a intenção é atender não só o Tocantins, mas também atuar em todo o Norte e Nordeste do País. “Nosso foco principal é a operação de voos domésticos, com conectividade das cargas industriais com cargueiros internacionais que operam em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Manaus”, disse Febeliano

Para o secretário Eudoro Pedroza “a logística é a chave de muitos negócios por muitas razões, entre as quais incluo o custo de operação das cadeias de abastecimento do mercado. A Modern estuda vir para o Tocantins, visando atuar nesse setor. É bem vinda, pois nosso estado já comporta essa expansão industrial, comercial e de agronegócios com um custo menor que nos grandes centros produtivos do país”, destaca.

Eudoro Pedroza destaca aos empresários a necessidade da utilização de mão de obra tocantinense, pois tanto o Governo do Estado, quanto o sistema “S” têm desenvolvido programas de capacitação de mão de obra, visando atender a demanda das empresas que aqui se instalam. Pois “precisamos melhorar os indicadores econômicos e social, com crescimento e distribuição de renda. E isso só é possível com erradicação da pobreza, desemprego, violência, com melhores condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia”, disse.

Fábrica de Óculos Kenerson

Recepcionados pelo gerente geral da fábrica de óculos, Edmundo de Oliveira Pereira, os representantes da empresa paulista de logística e o secretário Eudoro foram informados que neste mês de janeiro 2015, até agora, a produção é de 101.007 mil unidades de óculos e que a estimativa para março é de 140 mil, abril 150 mil e junho de 170 mil unidades produzidas.

Atualmente a fábrica opera com apenas 300 funcionários e até o final do ano a estimativa é estar com mil pessoas empregadas e em pleno funcionamento, com produção total.

“É um orgulho para eu ver todos vocês produzindo óculos com qualidade, que vão abastecer o Brasil e até o exterior. Essa é uma fábrica séria a qual me empenhei para que fosse instalada aqui quando fui secretário da Indústria e Comércio. Agora retornei ao Governo do Estado junto com governador Marcelo Miranda para trazermos mais empresas para desenvolvermos o Tocantins com sustentabilidade e seriedade”, declarou Eudoro Pedroza aos funcionários da fábrica que foram reunidos para ouvirem o secretário.

Acompanharam a visita o subsecretário José Carlos Bezerra e o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade. (Ascom Sic)