Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os Promotores de Justiça André Ramos Varanda e Rodrigo Alves Barcelos estiveram reunidos nesta terça-feira, 03, na sede da Secretaria de Segurança do Estado do Tocantins. Os membros do Ministério Público Estadual (MPE) são integrantes do Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) e apresentaram ações para o trabalho conjunto das instituições no combate à criminalidade no Estado.

O secretário de Segurança, César Roberto Simoni de Freitas, recebeu os Promotores de Justiça e destacou a importância do papel do MPE. “Caminhamos juntos no combate ao crime no Tocantins. O controle externo da atividade policial nos ajuda a tornar mais efetivo o trabalho da Secretaria de Segurança Pública”, disse Simoni. O subsecretário, Absair Paniago, também esteve presente no encontro.

Para o Promotor de Justiça André Varanda, o Gecep pode colaborar com o planejamento de ações destinadas à segurança pública no Estado. “Buscamos uma melhor interação entre o Gecep e a Secretaria de Segurança Pública, de modo a se adequar a atuação policial no combate à criminalidade”, finalizou Varanda.

Controle externo

A Constituição Federal de 1988 atribuiu ao Ministério Público a prerrogativa de realizar o controle externo da atividade policial, cabendo-lhe, entre outras atribuições, verificar a eficiência das investigações e corrigir eventuais abusos. Para uma efetiva prestação desse trabalho, o Tocantins foi o primeiro Estado do Norte do país a instalar um Grupo de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep). (Ascom MPE)