Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Junior Suzuki

Os catadores de recicláveis de Palmas estão no foco da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). Através do Projeto Desenvolve Palmas, a Prefeitura da Capital tem como meta nos próximos dias desenvolver uma série de ações que visam a melhor qualidade de vida dos envolvidos no trabalho de coleta seletiva de recicláveis. 

No final da tarde desta segunda-feira, 09, a primeira-dama Glô Amastha e a secretária executiva da Sedem, Juliete Oliveira, visitaram a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas, (Ascampa). Neste primeiro momento as representantes do Município foram ver “in loco” a situação em que vivem os envolvidos neste ramo de atividade. 

Para a primeira-dama Glô Amastha, atualmente, há um aumento na geração de resíduos sólidos, principalmente de materiais descartáveis. Com isso os coletores de materiais recicláveis tem um papel importante na reciclagem desses resíduos. “Neste sentido, este primeiro encontro tem como objetivo realizar um diagnóstico de como podemos contribuir no desenvolvendo ações que visam a melhor qualidade de vida destas pessoas”, disse a primeira-dama. 

Entre os questionamentos, a busca em conjunto sobre a melhor forma de coleta e aproveitamento dos materiais recicláveis, pois a quantidade de rejeito ainda é muito alta, e a população ainda tem duvida sobre qual o material e ou objeto que garantem remuneração aos coletores. 

De acordo com a presidente da Ascampa, Teresinha de Jesus, papelão, papel e plástico são os principais tipos de materiais reciclados que podem render uma boa remuneração. “Apesar das dificuldades ainda existe concorrência com empresas do mesmo ramo, mesmo assim em determinado período algumas pessoas conseguem ganhar um dinheirinho que varia entre R$ 200,00 a R$ 2 mil reais por mês”, disse dona Teresinha de Jesus. (Secom Palmas)