Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Lideranças indígenas da etnia Krahô cobram do governo do Tocantins a entrega de três pontes que já tiveram suas estruturas iniciadas e que estão com as obras inacabadas na reserva indígena em que vivem. 

Segundo os indígenas, as pontes interligam a maior parte das aldeias, sendo elas, Cachoeira, Água Branca, Pé de Coco, e Baixa Funda para outras aldeias e principalmente para a cidade de Itacajá que fica nas proximidades. "As lideranças querem uma resposta urgente. Já estão prontas mas falta aterrar as cabeças das pontes. O risco está sendo grande, pois o tráfego de carros é grande e as pontes de madeiras estão ficando péssimas, e os carros estão passando em cima correndo risco de cair e causar um grande acidente", afirmou ao Conexão Tocantins o representante do povo Krahô, Renato Yahe Krahô.

O Governo, através do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Tocantins – Dertins - informou ao Conexão Tocantins que as obras estão paralisadas por falta de orçamento. Segundo informou o Governo do Estado, tão logo os recursos sejam liberados, serão tomadas providências para conclusão. 

Krahôs 

A etnia Krahô vive na Terra Indígena Krahô localizada nos municípios de Goiatins e Itacajá, entre os rios Manoel Alves Grande e Manoel Alves Pequeno, que são afluentes da margem direita do Rio Tocantins. Segundo dados da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), no ano de 2010, a etnia Krahô contava com pouco mais de 2.463 índios no Tocantins.