Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu nessa quinta-feira, 19, o vereador Renato Yahé Krahô, uma das lideranças indígenas Krahô do município de Itacajá. 

Na oportunidade, o representante da comunidade indígena no legislativo, apresentou ofícios onde solicitou apoio da Adetuc para formatação de cursos de aperfeiçoamento do artesanato Krahô e a capacitação de jovens indígenas para a inclusão dos produtos artesanais na plataforma de vendas online Mercado Livre. 

O parlamentar também protocolou um pedido de apoio do Governo do Tocantins para a realização dos IV Jogos Tradicionais do Povo Krahô e a destinação de cestas básicas do Projeto de Assistência à Classe Artística e Cultural, aos indígenas artesãos.   

Para o vereador, a consolidação da parceria entre a Adetuc e as comunidades indígenas de Itacajá levará maior qualidade de vida aos povos indígenas, além da valorização das tradições e culturas Krahô. “O presidente Jairo Mariano tem aberto esse diálogo e atendido às nossas demandas. Através dessa parceria, vamos impulsionar a nossa tradição e conseguir gerar renda e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o vereador Renato Yahé Krahô. 

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, valorizar a cultura indígena tem sido uma das prioridades do Governo do Tocantins. "Trazer esse protagonismo do artesanato Krahô para as plataformas digitais, vai auxiliar na sua propagação e também na garantia de renda aos indígenas artesãos”, frisou Jairo Mariano ao mencionar ações para o fomento do etnoturismo na região, já pautadas por outras lideranças do município.