Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em ação fiscalizatória realizada na última semana, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) atendeu a diversas denúncias e apreendeu materiais de caça e pesca predatória em Palmas, Brejinho de Nazaré, Novo Acordo, Ipueiras e Porto Nacional. Os fiscais percorreram a extensão do lago da UHE Lajeado nestes municípios, onde recolheram no total 1.200 metros de redes de malhas variadas e cinco tarrafas, entre outros equipamentos.

Além disso, em Brejinho de Nazaré foi realizado monitoramento em um abatedouro de bovinos, onde os fiscais verificaram as condições físicas do local e o destinamento dos descartes da produção. Já no município do Novo Acordo, a equipe constatou, por meio de denúncia, que a obra de uma academia, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, estava provocando assoreamento nas margens do Ribeirão Brejão. A prefeitura foi notificada e tem 30 dias para regularizar a situação.

Em Palmas, o Naturatins visitou o canteiro de obras da vila que hospedará os atletas durante os Jogos Mundiais Indígenas, próximo ao Estádio Nilton Santos, que serão realizados na Capital em setembro deste ano, e na Feira do Aureny III.

Fiscalização

O trabalho de fiscalização e educação ambiental é parte das ações do Naturatins em prol do cumprimento das leis ambientais e preservação da fauna e flora nativas do Tocantins. Além da fiscalização regular feita pelas equipes do Naturatins em terra ou água, o órgão também atende chamadas abertas por meio de denúncias à Linha Verde, que pode ser acionada pelo cidadão por meio do 0800 63 11 55.