Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Elizeu Oliveira

Com destaque na produção de soja e incentivo do Governo, o Tocantins tem atraído empresas que investem no setor, gerando emprego e renda. Entre elas, está a Granol Indústria, Comércio e Exportação S/A, que opera desde 2012 em Porto Nacional, com a produção de biodiesel, e agora está expandindo as obras da planta fabril de 4 mil m2 para quase 40 mil m2. A ampliação vai possibilitar o esmagamento de soja direto na fábrica.

Os incentivos concedidos estão entre as ações paras atrair empresas, conforme aponta o governador Marcelo Miranda. “As empresas que estão chegando vão fazer parte de uma cadeia produtiva e vão contar com o apoio do Governo, em especial no setor de infraestrutura”, ressaltou o governador, ao destacar os investimentos que estão sendo feitos na recuperação das rodovias tocantinenses.

No Estado, de acordo com os dados do 7º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja 2014/2015 será de  2,3 milhões de toneladas de grãos. Desse volume, a Granol terá capacidade de esmagamento de mais de 300 mil toneladas por ano.  

Investimentos

Desde sua implantação em Porto Nacional, de acordo com o diretor Industrial da Granol, Juan Diego Ferres, em instalações, equipamentos e armazenamento, já foram investidos aproximadamente R$ 650 milhões, gerando renda para população tocantinense. “Já empregávamos na produção de biodiesel cerca de 100 funcionários e agora estamos fazendo a contratação de 400 a mais, dos quais 180 já estão alocados em outras unidades industriais nossas”, informou.

A previsão é que o empreendimento entre em operação no mês de junho. Juan Ferres fala da relação da empresa com a produção de soja. “É um empreendimento com características que não existem em nenhum similar no Estado do Tocantins, o que também vai favorecer a ampliação da produção de soja. Esse ano, a produção é maior que no ano anterior, e no próximo ano, com certeza, será maior”, ressaltou.

Projeções

Na avaliação do prefeito do município de Porto Nacional, Otoniel Andrade, a cadeia produtiva de soja no Estado se completará com a instalação da empresa.  “Essa esmagadora vai começar a funcionar a partir do mês de junho, esmagando 2,5 mil toneladas de soja por dia, das quais, 170 mil toneladas já estão armazenadas. O empresário pode investir no Tocantins, aqui temos a melhor logística do Brasil”, apontou.

Visita

Nesta terça-feira, 28, o governador Marcelo Miranda esteve em Porto Nacional visitando as instalações da empresa e destacou investimentos para a região. “Estamos trabalhando para darmos início à construção da ponte de Porto Nacional. Em pouco tempo, vocês terão a notícia de que estaremos lançando os trabalhos”, apontou o governador, ao destacar que o Estado também já está planejando a duplicação da avenida que corta o interior do Parque Industrial de Porto Nacional.

A ponte de concreto, com 900 metros, faz parte da TO-070, uma das principais ligações da região central com a BR-153. Construída na década de 1970, os empresários também reivindicam a transferência de local da mesma, o que já está sendo estudado pelo Governo do Estado. (Secom-TO)