Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Estado assinou Protocolo de Intenções com cinco municípios tocantinenses, com vistas à cooperação de convergência de políticas públicas direcionadas ao fortalecimento do segmento dos micros e pequenos empreendedores. A assinatura vai proporcionar aos municípios ações conjuntas ao Governo para implantar o programa Tocantins Produtivo. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 6, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). 

Assinaram o protocolo pelo Governo do Estado o secretário Eudoro Pedroza e os prefeitos municipais de Pium - Manoel Araújo, Dois Irmãos – Francisco Carlos, São Félix – Marlen Ribeiro, Araguacema – Izabela Alves e de Caseara – Renato de Almeida. “Queremos tornar nossos pequenos municípios em grandes produtores de serviços e produtos para movimentar a economia local, tornando-os autossustentáveis e, posteriormente, fornecedores à Capital e até aos estados vizinhos”, disse Eudoro Pedroza. 

O objetivo do Protocolo de Intenções é desenvolver mecanismos de apoio a organizações, microempresas e pequenos empreendedores com a finalidade de promover a difusão da cultura do empreendedorismo produtivo e o desenvolvimento econômico e social. O documento também prevê a promoção da qualificação e especialização da mão-de-obra com capacitações em busca da redução de custos de produção.

Outra vertente proposta é, nos municípios do interior, incentivar o associativismo e o cooperativismo em cadeias produtivas voltadas para formalização e estruturação de canais de comercialização da produção do fornecedor até o consumidor. 

Com as ações provenientes desse protocolo o Governo do Estado e os municípios pretendem aumentar a geração de emprego e renda, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas que serão geradas com a estruturação desses canais de produção e venda.