O Comitê Estadual de Saúde em Desastres, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está sendo reativado para planejar, elaborar e executar ações com foco na prevenção e diminuição dos danos às populações atingidas por desastres. Uma primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira, 13, no Anexo I da Sesau, e contou com a participação de diversos setores da saúde e outros órgãos que buscam a efetiva atuação do Comitê.
Para a gerente de Vigilância Ambiental da Sesau, Adriana Regina de Farias, a reativação do Comitê é importante porque trará organização do grupo da saúde frente aos desastres que ocorrem no Estado, sejam eles, inundação, alagamentos, estiagem ou seca. “As ações devem ser diferenciadas e conjuntas, cada área já desenvolve um trabalho e, com Comitê, o grupo terá a responsabilidade de estar avaliando se há risco de desastres e quando estiver numa situação de emergência eles irão se mobilizar para uma atuação em conjunto, com o objetivo de evitar ou minimizar danos à saúde da população”, esclareceu a gerente.
No Tocantins, as principais ocorrências de desastre são inundações, alagamentos, seca, estiagem e acidentes com materiais perigosos.
Composição
O Comitê da Saúde é composto pelo secretário de Estado ou representante e por representantes das áreas de Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Setor de Informação e Análise de Situação da Saúde, Centro de Informações Estratégicas da Saúde (CIEVS), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Imunização, Atenção Especializada, Atenção Primária, Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), Hemorrede, Assessoria de Comunicação, Gestão Estratégica e Descentralização, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Conselho Estadual de Saúde (CES), além dos órgãos parceiros como a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Defesa Civil Estadual. (Ascom Sesau)