Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rosa Tunes

A equipe técnica formada por representantes das secretarias de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh), Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas) e Planejamento e Orçamento (Seplan) estiveram reunidos nessa segunda-feira, 08, com o vice-governador e secretário do Planejamento do Estado da Bahia, João Leão. A comitiva está visitando o Estado para trocar experiência e conhecer melhor as ações nas áreas de Consórcios Públicos e política territorial.

A viagem faz parte de uma das ações de alinhamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial (Bird), que conta com um recurso de R$ 6,2 milhões para ações de finalização e manutenção das obras em andamento e construção de estradas vicinais, bueiros e pontes do Tocantins.

A comitiva participou de uma reunião com a presença da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) sobre o Programa Estadual de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia (Premar II), também  financiado pelo Bird. A instituição, que também financia o programa no Tocantins, sugeriu que técnicos fosse conhecer a experiência baiana. A Bahia já conta com 34 consórcios com atuação em diversas áreas e o modelo implantado no Estado tem servido de parâmetro para outras unidades da federação, a exemplo do Maranhão. 

Na reunião, o secretário da Sedruh, Aleandro Lacerda, destacou o empenho do Estado do Tocantins para implantar seu primeiro consórcio público. “O Governo do Tocantins também tem o interesse em desenvolver uma política territorial. A visita faz parte da formatação de um projeto piloto que será implantando a princípio nos municípios de Abreulândia, Divinópolis, Monte Santo e Dois Irmãos. Se obtivermos sucesso neste primeiro projeto, estaremos trabalhando para a ampliação, de modo que mais municípios sejam contemplados com os consórcios”, explicou. 

O vice-governador João Leão relatou suas estratégias para promover o desenvolvimento mais igualitário de todo o território baiano. Uma delas é a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que integra um projeto mais amplo, o Sistema Viário Oeste (SVO). Ele enfatizou ainda os esforços que tem empreendido para atrair investidores nacionais e estrangeiros para o interior da Bahia, visando reduzir as desigualdades regionais no estado.