Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As férias escolares estão chegando e surge a principal dúvida de muitos pais: Onde levar as crianças? O Sesc pensou nesse dilema e disponibilizou uma lista de filmes infantis de qualidade e carregados de muita diversão para toda família.

A mostra “Férias no CineSesc” irá trazer filmes premiados da França, Itália, Dinamarca e Holanda. Até 19 de julho, as unidades do Sesc Palmas e Gurupi exibem quatro filmes em versões dubladas. E sabe o que é melhor? Todos os filmes são gratuitos, para a criançada aproveitar sem moderação.

“Meu Amigo Storm” é um filme dinamarquês que conta a história de Freddie, um menino de doze anos, que mora com seu pai e descobre que tem habilidades especiais. Devido a esses poderes, ele entende o motivo de não ter amigos, mas sua vida se modifica quando ele encontra um cãozinho maltratado pelo dono e o chama de Storm, transformando-o em seu amigo. Enquanto tenta convencer seu pai a ficar com o cachorrinho, o verdadeiro dono do animal descobre seu paradeiro e oferece uma recompensa para tê-lo novamente. O filme será exibido em Palmas nos dias 3,6 13 e 17 de julho, às 19h. Em Gurupi, as sessões são 2,4,10, 16 e 18 de julho, também às 19h.

O holandês “Iep” conta a incrível viagem de Dôrinha, uma menina que possui asas no lugar dos braços. Encontrada por um estudioso de aves, ela acaba se transformando na filha do casal Warre e Tine, até que no outono ela parte para essa viagem em direção ao sul, cheia de novidades e aventura. “Iep” estará disponível em Palmas nos dias 30 de junho e 7 e 14 de julho, às 19h, e nos dias 4 e 18 de julho, às 16h. Em Gurupi, a obra fica a disposição nos dias 3,5, 11 e 17 de julho, às 19h.

Guerra e segredo

Já o francês “A Guerra dos Botões” apresenta a história de Lebrac, uma criança líder de sua aldeia no sul da França, em 1960. A tradição de muitas décadas é que os meninos de 7 a 14 anos das aldeias lutem entre si pela honra e lealdade. Utilizando-se de todos os meios para vencer as aldeias vizinhas, Lebrac e sua turma precisam de cuidado e esperteza para tentar chegar em casa e não serem descobertos pelos pais, o que torna a missão difícil, já que as roupas voltam rasgadas e sem botões. O CineSesc Palmas exibe-o nos dias 1, 4, 8, 15 e 18 de julho, às 19h. Já em Gurupi, os dias são: 3, 9, 11 e 17 de julho, às 19h e no dia 19, às 16h.

Por fim, o quarto filme da mostra é o franco-italiano “O Segredo de Eleonor”. Nathaniel adora ouvir a tia dele, Eleonor, ler contos de fada. Após viver boa parte de sua infância se deliciando com os livros, um dia Eleonor morre e deixa a casa de herança para a família. O menino recebe a chave da biblioteca e se surpreende com o segredo: os personagens dos livros ganhavam vida naquele lugar encantado e mágico. A bela história será apresentada em Palmas nos dias 2, 9 e 16 de julho, às 19h, e nos dias 5 e 19, às 16h. No CineSesc Gurupi, a exibição está prevista para os dias 4, 10, 12 e 18 de julho, às 16h.