Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alguns nomes do PMDB no Estado e na capital se reuniram na última sexta-feira, 3, quando começaram a discutir o processo eleitoral do próximo ano principalmente na capital. A direção nacional do partido deve lançar em breve uma resolução orientando que a legenda tenha candidatos próprios em todas as capitais.

Na reunião o deputado federal e coordenador da bancada federal do Estado, Carlos Gaguim teria ganhado o apoio de vários nomes da legenda como o do vereador, Emerson Coimbra por exemplo. Atualmente a legenda tem quatro vereadores na Câmara: Coimbra, o presidente Rogério Freitas, Joel Borges e ainda o suplente Carlos Braga que está no exercício do mandato por enquanto.

Ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 6, Gaguim afirmou que tem o apoio da cúpula nacional da legenda. “Só sairei se tiver garantia do partido aqui no Tocantins porque da nacional já tenho o apoio. Hoje a eleição de Palmas é uma questão estratégica. Vai ganhar quem fizer as melhores coligações”, disse.

O PMDB atualmente está sob o comando do ex-vice-prefeito da capital, Derval de Paiva que foi escolhido para reestruturar a legenda no Estado e conduzir o processo eleitoral de 2016. Gaguim conta que só vai buscar apoio dos líderes da legenda quando sair a resolução da nacional com relação ás candidaturas nas capitais.

Gaguim tem se movimentado nos bastidores e chegou a dizer inclusive que tem o apoio garantido da ministra e senadora Katia Abreu e ainda do deputado federal e presidente regional do PSD, Irajá Abreu. O partido ainda não começou a se definir com relação á 2016 na capital  mas a idéia de uma possível candidatura já agrada alguns nomes como o deputado estadual Nilton Franco, do mesmo partido, que já se manifestou a favor.