Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As ações realizadas no Dia do Homem pela Prefeitura de Araguaína abrangeram 80 homens na noite desta quarta-feira, 15. O evento aconteceu na Avenida Marginal Neblina e foram realizados 240 atendimentos entre aferição de pressão arterial, circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de fazer ginástica laboral.

O objetivo das atividades foi conscientizar e sensibilizar os homens a cuidarem de sua saúde. Como fez o analista de sistemas Paulo José Aquino, de 34 anos. Após os atendimentos, ele disse que percebeu que precisa de movimentar mais. “Fico sentado o dia inteiro e não encontro forças para fazer exercícios. Hoje percebi que preciso fazer atividades, meu IMC está acima do normal e minha pressão está alterada”, disse Aquino.

Participaram das ações nutricionista, enfermeiros e educador físico.

Saúde em risco

Além da ginástica laboral, durante os atendimentos, os homens aprenderam a análise da circunferência abdominal e do cálculo do IMC.

Nos homens, a atenção deve ser redobrada quando a circunferência abdominal estiver acima de 102 cm. Nas mulheres, circunferência com mais de 88 cm já é preocupante.

Já o grau de obesidade é medido pelo IMC, calculado dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC = Peso/ altura x altura). Diversos estudos demonstraram que pessoas obesas (IMC > 30) apresentam mortalidade mais elevada do que as de IMC dentro da normalidade (entre 18,5 e 24,9). No outro extremo, quando o IMC cai abaixo de 18,5 a mortalidade volta a aumentar.

Há ainda a influência de fatores como fumo, doenças pré-existentes, emagrecimento recente, pequeno número de participantes e período curto de observação. O Município realiza atendimento para os homens durante o ano inteiro nas unidades básicas de saúde para fazerem suas consultas com o clínico geral; caso necessite, são encaminhados para os urologistas da rede estadual.