Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Ricardo Teobaldo (PTB/PE), deu parecer favorável às emendas da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) que destinam recursos para as áreas da saúde e educação no Tocantins.

As emendas tratam da ampliação do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), construção do Hospital Geral de Araguaína e da edificação de escolas de tempo integral (ETI) em sete municípios tocantinenses.

O HGPP oferece 238 leitos e, a partir da reforma proposta e a emenda sendo paga, poderá contar com 10 novas salas de cirurgias, 196 novos leitos e ampliação do pronto-socorro, que ficará com mais cinco leitos de AVC agudo, dez leitos de sala vermelha, 20 leitos de sala amarela, 40 leitos de observação e 20 para cuidados intensivos. Já a construção do Hospital Geral de Araguaína disponibilizará 400 leitos para a população.

Em relação às ETI’s, a emenda propõe a construção de duas unidades em Gurupi, três em Araguaína e Dianópolis, Araguatins, Guaraí, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional com uma escola cada município.

Emendas de bancada

O relator também deu parecer favorável às três emendas da bancada tocantinense que destina recursos para a construção dos hospitais da Universidade Federal do Tocantins nas cidades de Palmas e Araguaína, a construção da ponte sobre o Rio Araguaia que liga Xambioá a São Geraldo (PA) e para a pavimentação da BR 010. A construção dos hospitais da UFT foi uma sugestão dada pela Professora Dorinha e que foi aceita pela bancada.

Dorinha justificou que, como a UFT encontra-se em efetiva fase de consolidação e constante crescimento, é mais que necessário e urgente a construção dos hospitais universitários para atender não somente os estudantes da área da saúde da universidade como Medicina, Enfermagem e Nutrição, bem como a população.