Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Em consequência de ação penal proposta pelo Ministério Público Federal no Tocantins, a Justiça Federal condenou Edvan Dantas Leal, Maylson de Abreu Ribeiro e Jhonnatan da Silva Brandão pelos crimes de formação de quadrilha e roubo à agência dos Correios e ao destacamento da Polícia Militar de Dois Irmãos, além de roubo de uma camionete. Edvan foi condenado a 23 anos e cinco meses de reclusão e 372 dias-multa; Maylson e Jhonnatan a 20 anos e dois meses de reclusão e 320 dias-multa. Considerando a situação econômica dos condenados, o dia-multa foi arbitrado em 1/30 do salário-mínimo vigente à época dos fatos.

Segundo a denúncia ministerial, Edvan, Maylson e Jhonnatan, juntamente com outro comparsa não identificado, em meados de janeiro de 2011 se associaram para praticar crimes contra o patrimônio mediante violência e grave ameaça com emprego de arma de fogo. Mediante divisão de tarefas, a quadrilha organizou e efetuou roubos a agências dos Correios de diversos municípios tocantinenses antes de ser presa, quando se preparava para agir novamente.

A sucessão de crimes em Dois Irmãos teve início com o roubo a uma camionete S-10 em uma estrada vicinal entre os municípios de Paraíso e Monte Santo. O proprietário do veículo, sua esposa e sua filha de um ano ficaram em poder dos condenados durante a prática dos outros roubos. Depois de desistir da ação criminosa em Itacajá devido à constatação de grande efetivo policial na cidade, o bando atacou o destacamento da Polícia Militar de Dois Irmãos ameaçando matar os reféns, maneira pela qual obtiveram a rendição dos dois policiais em serviço. Do destacamento foram roubados duas pistolas, quatro carregadores, três coletes balísticos, duas algemas e 48 munições.

Agora com os policiais também como reféns, o grupo armado com fuzis e pistolas rendeu o gerente da agência dos Correios e subtraiu R$ 5.067,65 dos guichês do estabelecimento e de um cofre menor. Como o cofre maior tinha sistema de retardo de abertura, o grupo deixou a agência e tentou roubar uma casa lotérica, uma agência bancária, uma cooperativa e um posto de gasolina, sem êxito. Os condenados abandonaram o veículo roubado e libertaram os reféns em uma estrada vicinal que dá acesso à cidade de Goianorte.

Após trabalho de inteligência policial, Edvan e Maylson foram presos em uma estrada vicinal próxima a Gurupi, quando se preparavam para efetuar outro assalto. Em poder deles estavam várias armas, algumas de grosso calibre, munições, roupas e comida. (Ascom MPF)