Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Maradona

Acampar é uma excelente forma de estar em contato com a natureza durante as férias. E a Praia da Tartaruga, localizada no município de Peixe, Região Sul do Estado, a 302 km de Palmas, oferece aos turistas, que gostam dessa prática, águas cristalinas, ilhas, bancos de areia e todas as belezas que margeiam o rio Tocantins.

Essa experiência é nova para a paulista Sheila Cristina, atualmente morando em Palmas. Ela conta que morava próximo ao litoral, em São Paulo, por isso nunca tinha acampado em praia antes. “Não sei nem explicar o que faz a gente largar o conforto pra acampar, só sei que é muito bom”, conta animada. Acompanhada do marido, da filha e de amigos ela aproveita os finais de semana desta temporada para acampar nas praias do Estado. Eles já acamparam em Araguacema e Miracema. Para ela a Praia da Tartaruga é um ambiente familiar e tranquilo.

A prática de camping é uma opção de hospedagem barata para quem quer aproveitar essa temporada de praia. A Praia da Tartaruga possui a infraestrutura necessária para oferecer uma boa experiência aos visitantes. Ela conta com banheiros ecológicos, mercadinho, iluminação, segurança, guarda-vidas, além das barracas que vendem comidas e bebidas.

Elton Denis veio de Gurupi com os amigos para acampar na Praia da Tartaruga. “Acampado a gente fica mais à vontade. Se tiver com um bom grupo de amigos então, fica mais divertido”, conta. Ele revela ainda que o grupo veio atraído pelos shows de bandas regionais que acontecem nos finais de semana.

Quem quer acampar com um pouco mais de conforto tem como opção, em Peixe, a Pousada Rosa de Fogo. A pousada possui banheiros com chuveiro, estacionamento privativo, píer particular, restaurante, bar e piscina. Ela oferece um pouco mais de privacidade e segurança aos visitantes.    

Praia da Tartaruga 

Para chegar à praia, a travessia é feita por barcos. A praia conta com os serviços da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de saúde. Além de restaurantes, lanchonetes e tendas montadas nas águas. A praia tem uma extensão de dois mil metros, toda estrutura montada é temporária, pois a praia é local de desova de quelônios por volta do mês de setembro.

Apoio

A temporada de praia de Peixe conta com apoio financeiro do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Deputada Federal Dulce Miranda. Além do apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Procon, Polícia Militar Ambiental, Odebrecht Ambiental/Saneatins e da Associação de Barraqueiros de Peixe.