Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto de lei do deputado federal, Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO), que Institui o Fundo Nacional de Apoio a Região do Jalapão (Funjalapão), teve parecer favorável pela relatora Simone Morgado (PMDB-PA), assim como o projeto, que institui Fundo Nacional de Apoio à Região do Cantão, que contou com parecer favorável da relatora Julia Marinho (PSC-PA), ambos na Comissão de Integração nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA.

O deputado justificou a propositura do projeto. "Esses fundos trazem a possibilidade de novos recursos, por meio de operações de crédito, de convênios e de dotações orçamentárias, para serem investidos no fomento ao turismo e na preservação da região”, disse. 

A criação dos fundos propostos permitirão que entidades privadas possam celebrar convênios com as comunidades locais e também com os órgãos públicos, de forma a alcançar objetivos fundamentais, como a preservação da cultura local, o fomento do turismo da região, o desenvolvimento de atividades educadoras e técnicas, a educação e a preservação do meio ambiente, entre outros objetivos imprescindíveis para o futuro desse Parque. "Fico feliz que meus projetos tiveram parecer favorável na Comissão, pois precisamos incentivar o turismo dessas regiões, preservando o meio ambiente e viabilizando o desenvolvimento sustentável”, afirmou Gaguim.