Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Maradona

Foto: Maradona

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)  participou na noite de quinta-feira, 20, em Palmas, do 1º Seminário de Inovação Pequenas Mudanças para Lucrar Mais, promovido pela Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec). Na ocasião, o governador Marcelo Miranda lançou a Rede Tocantinense de Inovação.

A Sedetur foi representada no seminário pelo gerente de Arranjos Produtivos Locais (APLs), Marcondes Martins, que, juntamente com outros técnicos e palestrantes, participou de talk show, no qual explicou à plateia, formada na maioria por jovens e empreendedores do setor de novas tecnologias, a importância e as formas de se fazer o registro de marcas, patentes e produtos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Marcondes salientou que no Tocantins a maior procura por esses registros se dá por pesquisadores universitários, o que reflete a necessidade de se alinhar pesquisa com mercado, mas que o registro é importante para qualquer empreendedor que queira resguardar o direito sobre sua marca. “O processo é simples e pode ser feito pela internet, no site do INPI, sendo que o registro da propriedade intelectual é feito no Escritório Central de Distribuição e Arredação [Ecad], também no site da instituição”, informou.

A Sedetur é um dos parceiros na realização da Fenepalmas, que acontece no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, até este sábado, 22.

Sobre a Rede de Innovação

A Rede Tocantinense de Inovação lançada pelo governador vai prestar serviços gratuitos de orientação aos empresários com interesse em desenvolver trabalhos nas áreas de tecnologia e também orientações para o registro (patente) de invenções, bem como acompanhamento para colocação do produto no mercado.