Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) protocolou nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, Requerimento de Indicação nº 885/15, solicitando ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o reajuste dos valores da tabela de remuneração dos serviços pagos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. 

Gaguim explicou que “de acordo com dados levantados pela minha assessoria, os valores da tabela do SUS estão totalmente defasados. Por exemplo, um procedimento de um parto normal, o SUS paga pelos serviços R$ 87,90 por um obstetra e um pediatra, enquanto o valor de referencia é de 669,83”, afirmou. 

O Conselho federal de Medicina – CFM apurou que a perda acumulada nos honorários médicos em alguns procedimentos chegou a quase 1.300% num período de apenas sete anos (2008 a 2014). Porém, os gastos públicos com saúde subiram em média 51,3% de acordo com o conselho.

“Fiz o requerimento e já marquei audiência para tratar do assunto com o Ministro da Saúde e não vou desistir até conseguirmos avançar nessa discussão", disse Gaguim. 

Por último o Líder da bancada de Tocantins ressaltou: “Os gastos com saúde aumentaram e os valores pagos continuam defasados. Eu não entendo essa matemática! O investimento na saúde só aumenta e a qualidade do atendimento só diminui. Mais uma vez, o cidadão é o prejudicado", afirmou.