Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, recebeu em seu gabinete, no início da tarde do dia 25 de agosto, uma comitiva formada por empresários paulistas e um norte-americano, representantes de fundos internacionais de investimentos e bancos dinamarqueses, que apresentaram ao chefe do executivo e seus secretários, um Projeto de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos,  a ser implantado em Porto Nacional.

Na oportunidade, diante de vereadores, assessores e secretários, dentre eles Marcelo Maya, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, idealizador da iniciativa, foi apresentado um vídeo demostrando todas as etapas operacionais da indústria. Em seguida foi assinado entre a Prefeitura de Porto Nacional e a empresa Reusi Tecnologia Renovável Ltda, representada pelo empresário Fernando Luiz Marques Godoy, um Termo de Permissão de Uso de uma área para instalação de unidade industrial que vai atuar no tratamento não só dos resíduos acumulados na cidade nos últimos anos, mas também dos que estão sendo gerado atualmente. Tudo a custo zero para o município.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município portuense, Marcelo Maya “este será um grande ganho para a comunidade portuense, uma vez que resolve de forma definitiva a questão da administração do Aterro Sanitário, que muito nos aflige, proporcionará a geração de emprego e renda para nosso povo e, ainda, produzirá riquezas para a geração de impostos”, destacou ele.

Comprometido com a implantação de uma usina em Porto Nacional, o empresário Fernando Godoy, da Reusi, responsável pelo projeto desenvolvido em parceria com o Global Fund e Anchor Financial Group, - representante de instituições financeiras americanas e dinamarquesas, apresentou ao prefeito Otoniel Andrade garantias que provam investimentos no Brasil da ordem de US$ 1,6 bilhão; deste montante, o Tocantins  será contemplado com cerca de US& 26 milhões que serão aplicados inicialmente na implantação de duas unidades, sendo uma a portuense.

Na oportunidade, o prefeito Otoniel Andrade, fez um contundente relato de várias de suas ações voltadas para a implantação de um projeto de resíduos sólidos em Porto Nacional, desde a sua primeira gestão, ainda em 1997, como também destacou iniciativas focadas no setor de meio ambiente e no saneamento básico. “Para se ter uma ideia, a nossa gestão, que voltou a investir em áreas estratégicas, já vai alcançar cerca de 78% de área coberta com esgoto sanitário, fazendo com que a nossa cidade se posicione como uma das mais bem atendidas em toda Região Norte do Brasil”, destacou ele, complementando ainda: “É por esta determinação que estamos 100% adequados para receber estes expressivos investimentos na implementação deste importante projeto”. E finalizou dizendo: “Com esta ousada iniciativa de implantar a indústria dos resíduos sólidos na nossa cidade, acaba-se o problema, gera-se emprego, arrecada-se impostos, promove-se desenvolvimento em Porto Nacional, que vai mostrar aos demais municípios a importância desta inciativa”, concluiu o chefe do executivo portuense.