Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Amigos e apoiadores das propostas do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) Gedeon Pitaluga, pré-candidato à presidência da Ordem, têm se reunido por todo o Estado para manifestar apoio e declarar que acreditam na alternância de gestão e nas propostas do conselheiro para a classe jurídica.

Em Araguaína, na noite de terça, 1° de setembro, mais de 200 advogados participaram de um encontro onde tiveram a oportunidade de expressar a relevância da região norte para o cenário tocantinense e de apresentar as suas ideias que culminam com a proposta de Gedeon para uma Ordem mais participativa e inclusiva.

Ao oficializar seu apoio, o advogado José Quezado, que é pré-candidato à presidente da Subseção de Araguaína, acredita que com Pitaluga a OAB estará mais presente na Subseção de Araguaína e nas demais subseções. “O Gedeon consegue reunir essa juventude, com vontade de fazer, com a experiência que ele adquiriu no Conselho Federal da OAB. Ele é um homem presente, há muito tempo o conheço e posso dizer que é uma pessoa companheira. Tudo o que a gente precisa, ele está sempre pronto a nos ajudar. O nosso anseio maior hoje é por uma OAB mais presente, especialmente no interior, porque ficamos distante da capital. Precisamos dessa presença maior e com o conselheiro, eu tenho certeza que isso será possível”, ressaltou Quezado.

O advogado e ex-conselheiro federal da OAB Antônio Pimentel também é um apoiador da candidatura de Gedeon à presidência da OAB-TO. “Eu apoio essa nova gestão que estar por vim do Gedeon porque hoje ela soma primeiro uma ruptura que estar ocorrendo hoje na OAB. A Ordem hoje, infelizmente tem sido omissa e o advogado hoje fica à mercê da própria sorte. Nós não temos hoje, efetivamente alguém que nos represente, então as ideias do conselheiro somam muito com meu pensamento, a alternância, uma oxigenação na instituição. Precisamos ter mais representatividade, mais valorização, união da classe, que nesses últimos anos deixaram a desejar”, disse Pimentel.

Para o ex-presidente e fundador da Subseção de Araguaína Cabral Santos, fazer parte do mesmo grupo do Gedeon e do Quezado é a opção correta “primeiro porque nós concordamos com a ideia de renovação e inovação, de mudança da nossa representatividade na OAB. Conhecemos os dois, sabemos das qualidades dos dois, que bem representará, com certeza, a nossa classe. Tem um ditado que diz que nem toda mudança implica necessariamente em progresso, mas para obtermos progresso é necessário haver mudança, e é com essa mudança que nós estamos sonhando para nossa entidade, trazer essa renovação benéfica para nossa entidade. O conselheiro pelo seu trabalho que tem feito frente à classe, representando muito bem, nos assegura que ele pode ser essa pessoa, esse instrumento para fazer essa renovação.

Acreditamos e estamos juntos para tentar fazer a nossa parte pela OAB. Queremos uma OAB mais participativa, porque não podemos ter mais uma Ordem que que fique alheia aos nossos problemas, mas que cumpra seu papel institucional como entidade de vanguarda da cidadania, do direito, da justiça, mas principalmente da nossa classe”, destacou o advogado.

O encontro foi também uma noite de comemoração do aniversário da advogada Eunice Kuhn, que já presidiu a Subseção de Araguaína e que aposta na união e nas propostas do Gedeon em busca de mudanças dentro da OAB. “Hoje o que nós vemos é um grande distanciamento da entidade com o advogado. É uma entidade forte, mas com o atual comando deficiente perante instituições, órgãos de justiça e sociedade. Com esse objetivo, de aproximar a OAB e os advogados para promover mudanças, que eu me uno ao conselheiro, porque com ele eu acredito que os anseios serão atendidos”, afirmou Kuhn.