Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de Praia Norte e os servidores da saúde, ambos em greve por tempo indeterminado desde o dia 19 de agosto de 2015, interditaram a TO 404 que dá acesso a cidade de praia norte à Augustinópolis, o tráfego nesta rodovia ficou interrompido durante toda essa segunda-feira, 14, desde as quatro horas da manhã.O movimento continua nesta terça-feira, 15. 

O Sindicato dos Professores e Servidores em Educação de Praia Norte (Sindprose) informou ao Conexão Tocantins que todos os professores e servidores da saúde resolveram interromper o trânsito da cidade em razão de estarem com seus salários atrasados e por não terem uma data fixa de recebimento dos seus salários.  “Na semana passada, tivemos uma reunião com o prefeito e sua assessoria jurídica ,reunião esta que, não teve nenhum rendimento, pois o prefeito diz que não paga os servidores, por que o município está passando por crise, e que até  a presente data não pode pagar os servidores e que ele precisa de 60 dias para colocar tudo em ordem”, afirmou o professor Francisco  Frazão de Almeida, que é o presidente do Sindicato.

O Sindicato alega ainda que a prefeitura paga o pior salário do bico do papagaio, o piso nacional do magistério(R$ 1.917 mil),para todos os níveis, superior, médio e especialistas.

O presidente questiona porque os salários não são pagos com os repasses do Fundeb. “São repassados gradativamente em três parcelas nos dias 10, 20 e 30. Até a presente data, nenhum servidor recebeu seus vencimentos, sem falar, que já completa dois meses de atraso e o décimo terceiro salário de todos os servidores dos 40% do ano de 2014, nunca foram pagos. Isso, só na educação, os servidores da saúde, completam três meses  de atraso, principalmente, os agentes de saúde e os garis, ou seja, todos os funcionários deste município vivem esse dilema”, acusou.

Os manifestantes questionaram ainda a cobrança por parte da Câmara para solucionar o impasse. “Quando vamos à Câmara, em busca de soluções e ajuda, eles dizem: eu sou a favor  do professor ganhar melhor, estamos á disposição só que nada fazem, nem sequer o plano de cargos e carreira dos servidores municipais temos”, criticou.

O Conexão Tocantins tentou por várias vezes falar na prefeitura sobre o assunto porém não obteve sucesso. Várias ligações foram feitas também para o Jader Jaime Félix mas não tivemos retorno.